Aconsultoria Organizacional E Sua Relação Com O Mundo Das Organizações
Ensaios: Aconsultoria Organizacional E Sua Relação Com O Mundo Das Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaLivre • 4/8/2014 • 4.750 Palavras (19 Páginas) • 389 Visualizações
CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NA ATIVO TECNOLOGIA
Alex Antônio da Silva,
Andreia Aparecida Amorim Pacheco Cota,
Cláudio Aparecido Lourenço Fagundes,
Daniele Aparecida Silva Santos,
Jéssica da Silva Araújo,
Luciana Aparecida Fernandes Araújo,
Michele Epifâneo Pereira Lima 1
Mariela Janice França Teodoro2
RESUMO
Este trabalho objetivou destacar a contribuição que a consultoria enfoca e proporciona às organizações para o alcance do sucesso empresarial. Desde a consolidação da consultoria nas décadas de 60 e 70 como uma profissão séria as empresas estão buscando ainda mais por este serviços, o profissional consultor vêm a fim de auxiliar nas tomadas de decisões aqueles que já estão há tempos no mercado, como também aos novos empreendedores. Devido às grandes mudanças que se encontram no mundo organizacional e visando atender as necessidades de sobrevivência no mercado, a empresa Ativo Tecnologia e Serviços Ltda já está adotando uma nova postura e alimentando um novo conceito em relação a implantação da Consultoria no setor de RH, pois está cada vez mais consciente da importância da utilização desta ferramenta que agrega grande valor ao diferencial competitivo.
Palavras-chave: Consultoria, empresa, consultor, diferencial e Recursos Humanos.
________________________
1 Alunos do 4º período do curso de Gestão em Recursos Humanos, da Faculdade Promove de Sete Lagoas, Campus II, Sete Lagoas.2 Orientadora do Projeto Integrador Multidisciplinar e Professora da Faculdade Promove de Sete Lagoas – MG.
INTRODUÇÃO
A consultoria remonta às origens das relações humanas. É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.
Quando o termo consultoria é empregado, geralmente tem-se a idéia de que a utilização de consultoria é algo recente. No entanto, basta uma breve e mais atenta análise da historia da humanidade, quando então se percebe que a Consultoria existe desde os tempos imemoriais.
Antigamente, a consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convívios sociais, e geralmente eram os sábios os julgados mais experientes, os líderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, não com os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, mas com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar se não os negócios, a própria vida e o convívio social.
Na antiga Grécia, os sacerdotes do Oráculo de Delfos proviam consultorias embasadas nas observações sistemáticas e inteligentes dos fenômenos naturais, entendidas naquela época como predições de homens escolhidos pelos deuses e dotados de poderes especiais. Foi nesse ambiente que surgiram os primeiros filósofos e o ideal da busca do conhecimento e do entendimento racional do mundo e da própria humanidade através da ciência.
Após a segunda guerra mundial, a percepção sobre a turbulência do ambiente aumenta drasticamente e faz que as empresas busquem focar certas prioridades, mostrando
preocupação em resolver determinadas necessidades e consigam produzir respostas para preencher as necessidades.
Foi somente no início do século XX que a consultoria passou a ganhar os moldes da atividade hoje bem definida e caracterizada. Especialmente nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e na Europa Ocidental ocorreram importantes avanços na sistematização do trabalho de consultoria, com vinculação eminentemente técnica e científica aliada à experiência e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas soluções práticas.
Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização. Seu foco é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.
Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos, onde a tendência a ter mais aceitação para atuar nos vários níveis da organização é nítida devido a não estar inserida na estrutura formal de poder. Pode-se correr certos riscos de dizer e propor ações que o agente interno não pode, não deve ou não deseja. Se reconhecidamente idônea, com suporte estrutural, científico e técnico, tenderá a maior imparcialidade diante das realidades sócio técnicas, o que facilita e enriquece o trabalho.
A consultoria, de uma forma ampla, é um serviço prestado por pessoa ou grupo de pessoas independente e qualificadas para a identificação e investigação de problemas de forma a recomendar a ação adequada a proporcionar auxílio na implantação dessas recomendações.
Como visto desenvolve, implanta e viabiliza um projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente, depois de ser realizado um diagnóstico para levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.
O bom senso das organizações modernas, perceptivas em relação ao impacto da economia globalizada, inovação tecnológica (incremento da comunicação e facilidade de acesso à informação) e à nova relação capital e trabalho, tem direcionado a sua gestão ao aprimoramento da estrutura do trabalho.
A consciência de que as pessoas constituem a essência das organizações e de que é preciso investir no seu capital intelectual toma forma na adoção de novos sistemas de gestão, que iniciam com a Reengenharia, o Downsizing, a Terceirização e Quarteirização das suas atividades-meio e chegam na gestão "on-line" e na transição do profissional de recursos humanos para consultor interno.
Há diferentes formas de se atuar na criação do conhecimento nas organizações. É inquestionável o fato de que a organização deve buscar a melhor forma de criar conhecimento. Nesse contexto, todas as áreas da empresa podem contribuir para a construção de um
...