Adicionar Amigos (1/2)
Pesquisas Acadêmicas: Adicionar Amigos (1/2). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karola • 17/4/2014 • 266 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS
A Gestão Ambiental é definida como um conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para preservar a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem. A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta ordem vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de Recursos Humanos e financeiros.
Já o Benchmarking Ambiental é praticado como uma forma de aprendizado por meio de comparações competitivas com ênfase nos processos e resultados das empresas e organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas ambientais.
Como os Sistemas de Gestão Ambiental, adotam as chamadas boas práticas ambientais, o Benchmarking Ambiental tem por objetivo o aprendizado e aprimoramento destas boas práticas ambientais.
VANTAGENS DO BENCHMARKING AMBIENTAL
A conjugação de melhor desempenho ambiental com uma maior competitividade no mercado só é possível com mudanças e aprimoramento tecnológico-gerencial.
O Benchmarking Ambiental é uma ferramenta de gestão que atualiza e ao mesmo tempo aprimora o processo técnico-gerencial por ser uma ação de melhoria contínua, e que proporciona:
* o autoconhecimento empresarial numa comparação real com o mercado;
* a construção de um conhecimento empresarial coletivo no momento da geração e compartilhamento de informações;
* a criação e o aperfeiçoamento de novas práticas de excelência por meio da inovação e criatividade;
* rapidez e resultados comprovados por uma metodologia de aprendizado que queima etapas e atinge metas;
* e por fim, um saudável exercício empresarial que troca, soma, reconhece, gera vínculos e integra setores, e principalmente, cria o hábito das relações.
...