Adm Teorias Da Administração
Pesquisas Acadêmicas: Adm Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lola14 • 20/10/2014 • 982 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
ABORDAGENS DA ESTRATÉGIA
A ESTRATÉGIA PODE CONSTITUIR UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO, UMA POSIÇÃO DESEJADA OU UMA PERSPECTIVA FUTURA. ISSO DEPENDE DE COMO ELA É ENTENDIDA E INTERPRETADA PARA SER COLOCADA EM AÇÃO. NO FUNDO, A ESTRATÉGIA É UMA TEORIA SOBRE A REALIDADE DOS NEGÓCIOS. ELA CONSISTE SELECIONAR ENTRE VÁRIAS ALTERNATIVAS EXISTENTES A HIPÓTESE ACEITÁVEL ( TEORIA) SOBRE ASPECTOS INTERNOS E EXTERNOS DA EMPRESA E TOMAR DECISÕES COM BASE NESSA HIPÓTESE ESCOLHIDA. A MANEIRA COMO SE ESCOLHE UMA HIPÓTESE DE TRABALHO VARIA ENORMEMENTE DE ACORDO COM CADA ESTRATEGISTA. ENTÃO, HÁ VÁRIAS FORMAS DE SE FOCAR A ESTRATÉGIA. CADA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO TENDE A VISUALIZAR A ESTRATÉGIA SOB UM PRISMA DIFERENTE, A SABER :
- ESCOLA DO PLANEJAMENTO – PROCESSO EM QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DESDOBRADO EM PLANOS TÁTICOS E CADA QUAL DESTES É DESDOBRADO EM PLANOS OPERACIONAIS.
- ESCOLA DO DESIGN – ESTRATÉGIA EM QUE O EXECUTIVO PRINCIPAL ASSUME O PAPEL DE LIDERANÇA ESTRATÉGICA PARA TENTAR A COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE AS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES AMBIENTAIS ( DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO EXTERNO) E AS FORÇAS E FRAGILIDADES ORGANIZACIONAIS ( DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO INTERNO).
- ESCOLA DO POSICIONAMENTO – ESTRATÉGIA EM QUE O ESTRATEGISTA ANALISA A SITUAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO PARA TOMAR DOIS TIPOS DE DECISÃO ESTRATÉGICA : A DECISÃO DE PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS E A DECISÃO DE POSICIONAMENTO.
- ESCOLA DO EMPREENDORISMO – ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO VISIONÁRIO. O EXECUTIVO PRINCIPAL DEFINE UMA VISÃO DE FUTURO QUE FUNCIONA COMO INSPIRAÇÃO DO PROCESSO E AGE COMO O LÍDER ESTRATÉGICO PARA LOGRAR SEU ALCANCE. MISSÃO E VISÃO SÃO DOSI CONCEITOS BÁSICOS DESSA ABORDAGEM.
- ESCOLA COGNITIVA – ESTRATÉGIA EM QUE A REALIDADE AMBIENTAL DOS NEGÓCIOS É INTERPRETADA SUBJETIVAMENTE PARA PROPORCIONAR MODELOS DE DECISÃO. OS EXECUTIVOS SÃO PROCESSADORES DE INFORMAÇÕES VINDAS DO AMBIENTE EXTERNO E TOMAM DECISÕES ESTRATÉGICAS A RESPEITO DELAS.
- ESCOLA DO APRENDIZADO – ESTRATÉGIA COMO EMERGENTE DE APRENDIZAGEM E DE GRADATIVA CONSTRUÇÃO INCREMENTAL. A EMPRESA APRENDE COLETIVAMENTE COM O TEMPO E PASSA A IMPLEMENTAR MUDANÇAS QUE A TORNAM CADA VEZ MAIS COMPETITIVA COM O AUMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS.
- ESCOLA DO PODER – ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO POLÍTICA . ENVOLVE PERSUASÃO, NEGOCIAÇÃO, BARGANHA, PARA BUSCAR EQUILÍBRIO INTERNO DE PODER ENTRE SEUS PRINCIPAIS ATORES OU PARA BUSCAR EQUILÍBRIO EXTERNO COM AS DEMAIS EMPRESAS QUE DISPUTAM O MESMO MERCADO. NO FUNDO, A EMPRESA É UMA COALIZÃO DE VÁRIOS INDIVÍDUOS OU GRUPOS DE INTERESSE E A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA É MODELADA PELO PODER E PELA POLÍTICA.
- ESCOLA CULTURAL – ESTRATÉGIA BASEADA NA CULTURA E VALORES INTERNOS DA ORGANIZAÇÃO. MUDANÇAS NA ESTRATÉGIA DEVEM SER RESPOSTAS A MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL. AS EMPRESAS BEM- SUCEDIDAS SÃO AS QUE SE BASEIAM EM UMA FORTE CULTURA CORPORATIVA RESPONSÁVEL POR DEFINIR SUA ESTRATÉGIA.
- ESCOLA AMBIENTAL – ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO REATIVO E CONTINGENTE EM FUNÇÃO DAS DEMANDAS AMBIENTAIS. A ESTRATÉGIA REPRESENTA UMA GRADATIVA ADEQUAÇÃO AOS EVENTOS AMBIENTAIS.
- ESCOLA DA CONFIGURAÇÃO – ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO, SEGUIDA DE UM PERÍODO DE CONFIGURAÇÃO ATÉ QUE UMA NOVA TRANSFORMAÇÃO SEJA IMPLEMENTADA. PORTANTO, TODA EMPRESA PASSA POR ESTADOS SUCESSIVOS DE ESTABILIDADE, SEGUIDOS POR OUTROS DE CRISE E TRANSFORMAÇÃO PARA RETORNAR À ESTABILIDADE E ASSIM POR DIANTE. ESTABILIDADE E CRISE , REVOLUÇÃO, RENOVAÇÃO E ESTABILIDADE FORMAM ESSE CICLO VITAL DAS EMPRESAS. A ESTRATÉGIA SIGNIFICA O PONTO DE RUPTURA DO STATUS QUO PARA LOGRAR UM NOVO PATAMAR NOS NEGÓCIOS QUE, NO FUTURO, TERÁ OUTRO PONTO DE RUPTURA PARA UM OUTRO PATAMAR.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL SÃO :
- A ESTRATÉGIA É UM COMPORTAMENTO GLOBAL E SISTÊMICO
...