Administração De Materiais E Logistica
Pesquisas Acadêmicas: Administração De Materiais E Logistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leilosaoliveira • 3/11/2014 • 3.851 Palavras (16 Páginas) • 215 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA
Rua: 7 de setembro,1635 -Centro – Cristalina/GO- CEP:73850-000
ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Administração de Empresa: 8º Semestre
Cristalina - 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
2. CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.............................................................................................................04 2.1. Fases do PRP............................................................................................................05
2.2. Técnicas para gestão de bens e equipamentos..........................................................06
2.3. Principais técnicas de administração de materiais....................................................07
2.4. Técnicas para administração de pessoas...................................................................07
2.5. Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais......................08
3. GESTÃO DE ESTOQUES E COMPRAS.............................................................08,09
4. ENTREVISTAS COM EMPRESAS............................................................10,11,12,13
5. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS....................................13,14
6. SUGESTÕES DE MELHORIA NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS............15
7. RELATORIO FINAL..................................................................................................16
8. REFERENCIAS B IBLIOGRAFICAS.......................................................................17
1. INTRODUÇÃO
O trabalho abaixo relata como uma empresa pode melhorar o estoque e ter uma visão de como empresas, bem sucedidas podem ajudar como armazenar, solicitar e atender pedidos de clientes e se destacar no mercado.
A forma como se atende um cliente como recebe um pedido, como esse pedido é transferido para setores responsáveis, como a matéria prima deve e pode ser cuidada e como pode ser extremamente importante à gestão de logística, como esse mercado cresceu e cresce a cada dia.
Também poderá ser analisado como as diferentes formas de estoque e diferentes formas de solicitação de compras de materiais e diferentes formas de envolvimento com fornecedores, três empresas diferentes foram analisadas e cada uma tem uma forma diferente de “tocar” sua empresa.
2. PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Os recursos materiais e patrimoniais tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e das pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo produtivo.
Um levantamento mostrou que os gastos para repor materiais perdidos podem chegar de sete a doze vezes maior que o orçamento do equipamento total, por esse motivo se faz necessária uma boa administração dos materiais. A administração de materiais tem seu início na escolha do fornecedor, compra do bem, recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte em seu processo produtivo, armazenagem como produto acabado e, finalmente em sua distribuição ao consumidor final.
A administração de recursos patrimoniais também tem início pela identificação do fornecedor e após a compra e recebimento do bem, o mesmo deve ser administrada para sua conservação, manutenção e, se for o caso, sua alienação.
Os recursos clássicos são: natureza, trabalho e capital, mas a tecnologia também é considerada como um fator de produção. Quando falamos em produtos, pensamos em bens materiais, físicos e tangíveis utilizados para consumo ou reprodução de outros bens. A tecnologia está presente na administração de recursos, por exemplo, excesso de produtos e falta de espaço para armazená-los levaram à criação das atuais tecnologias de administração de materiais. É necessário que a tecnologia seja viável e que haja algum conhecimento para lhe dar continuidade, assim como tempo, dinheiro e mão-de-obra são fatores imprescindíveis para que haja inovação tecnológica.
Metodologia PRP: O fluxo de uma empresa pode ser representado como um conjunto de entradas, que são então processadas gerando um conjunto de saídas, ligado por uma realimentação.
A saída representa o produto; as entradas, os materiais, o capital e os recursos humanos; e o processamento representa os recursos tecnológicos de produção. O produto é o resultado final do esforço produtivo, por outro lado, o produto é também o gerador de toda atividade empresarial, pois a ele ficam acondicionados todos os outros recursos utilizados pela empresa.
2.1. Fases PRP
Primeira fase do PRP: missão da empresa é ela que define o propósito da existência da empresa e condiciona sua estrutura para que ela atinja o que deseja. O desejo do consumidor também deve ser levado em consideração, desde que esteja dentro do escopo do negócio, que tenha recursos tecnológicos suficientes e ainda, deve gerar uma oportunidade de aumento de competitividade.
Quanto ao time de desenvolvimento, a empresa deve pensar como irá formar internamente uma equipe para gerir o desenvolvimento de um novo produto. Quanto ao surgimento de algum problema, é utilizada a técnica do benchmarking, que consiste em não partir do zero para resolver um problema e sim estudar as soluções de problemas similares em empresas de sucesso, em sua categoria.
Segunda fase do PRP: consiste no desenvolvimento conceitual do produto, nesta segunda fase temos a definição dos requisitos funcionais do produto.
Terceira fase do PRP:
...