Administração De Materiais E Logistica
Artigo: Administração De Materiais E Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayzakaroline • 13/11/2014 • 439 Palavras (2 Páginas) • 487 Visualizações
Administração de Materiais e Logística
Exercícios
1- Se alguém lhe afirmasse que distribuição física, transporte e logística são sinônimos, o que você diria?
Distribuição física é o ramo da logística que trata a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. Transporte é o ramo da logística que envolve o melhor modal de transporte, ou seja, transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo. E logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Portanto são sinônimos.
2- Quais são as interfaces entre logística e finanças? Não se esqueça de levar em conta em sua resposta o fluxo de caixa das empresas.
Logística é o processo de gerenciar estrategicamente aquisição, movimentação e armazenagem de materiais e produtos acabados, portanto a logística propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e conseqüentemente maximiza a lucratividade. Seus pontos em comum estão alocados em: preocupação com a utilização adequada dos recursos materiais e financeiros; busca a redução dos custos e eliminação dos custos desnecessários; tomada de decisão com foco na geração de valor.
3- Qual a diferença entre qualidade, flexibilidade e confiabilidade?
Qualidade, que significa entregar bens ou serviços conforme as especificações ou necessidades dos clientes, fazer produtos que realmente os clientes desejam sem cometer erros e de boa qualidade; Flexibilidade, que significa ser capaz de atender as mudanças de produtos ou serviços, aptidão a mudanças quando for necessário e com rapidez suficiente; Confiabilidade, que significa produzir e entregar bens/serviços, em tempo hábil e nos prazos prometidos, comunicar as datas com clareza ao cliente, fazer a entrega pontualmente.
4- Analise o uso do sistema intermodal de transportes no Brasil e no MERCOSUL. Como ele é hoje e como poderia ser se os planos de integração porto marítimo-rodovia-ferrovia-hidrovia se viabilizassem? Faça a análise usando o mapa do Brasil e outro da América do Sul.
5- Como as ameaças de falta de contêineres e atrasos em entregas internacionais deveriam ser enfrentadas pela sua empresa se ela se envolvesse com comércio exterior? Pesquise na internet e escreva uma sugestão dirigida ao seu diretor, justificando-a.
Demora nas entregas por falta de contêineres a custos acessíveis e escassez de navios para carga solta são alguns dos fatores que estão desestimulando as exportações, sem contar os altos custos do embarque nacional. A infra-estrutura de transporte e logística é apontada por economistas e pesquisadores como uma barreira para o desenvolvimento econômico nacional.
As exportações estão crescendo num ritmo muito mais acelerado que as importações e, com isso, faltam contêineres vazio sem custo, assim, os empresários precisam pagar pelo aluguel dos contêineres para enviar suas mercadorias, com essa despesa extra
...