Administração E Contabilidade
Casos: Administração E Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 408721 • 8/3/2015 • 6.131 Palavras (25 Páginas) • 96 Visualizações
ESTATÍSTICA BÁSICA
ROTEIRO DE ESTUDO 01 – Variáveis discretas, distribuição normal e utilização das tabelas das distribuições binominal, Poisson e normal.
Atividade 01
Numa cidade de 25.000 habitantes, ocorrem em média 2 suicídios, por ano. Determine a probabilidade de: (Poisson)
a) Ocorrerem pelo menos 1 suicídio, em 1 ano.
μ = 2
P(x 1) = 1- P( x = 0) = 1 - = 1 - = 1 – 0,1353 = 0,8647 ou 86,47%
b) Não haver nenhum suicídio, em 1 ano.
μ = 2
P(x = 0) = = = 0,1353 ou 13,53%
Atividade 02
Caminhões chegam a um depósito à razão de 3caminhões/hora. Determine a probabilidade de chegarem dois ou mais caminhões. (Poisson)
a) Num período de 30 minutos
Em 1 hora → μ = 3 caminhões
Em 30minutos = 0,5 hora → μ = 1,5 caminhão
P(x 2) = 1 – P( x = 0 ) – P(x = 1) = 1 – - =
1 – 0,223 – 0,3347 = 0,4423 ou 44,23%
b) No período de 1 hora
Em 1 hora → μ = 3 caminhões
P(x 2) = 1 – P( x = 0 ) – P(x = 1) = 1 – - =
1 - 0,0498 -0,1494 = 0,8008 ou 80,08%
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
ROTEIRO DE ESTUDO 02 – Introdução ao Balanço Social e a demonstração do valor adicionado - DVA
Atividade 01
1.1. Elabore um relatório por escrito sobre a história do Balanço Social e DVA – Demonstrativo do Valor Adicionado.
INTRODUÇÃO
O balanço social é uma ferramenta pela qual a organização demonstra sua atuação social e ambiental, durante o ano, desenvolvida juntas aos seus parceiros, é um instrumento de informação da empresa para a sociedade no qual constam questões sociais referentes à economia da empresa e a sociedade. Com isso, constata-se que poderão ser analisadas por meio de balanço social as questões referentes a Recursos Humanos, Meio Ambiente e Valor Adicional.
Conforme o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, na década de 60, devido à guerra do Vietnã, a população da Europa e dos EUA, promoveram um boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas a este conflito. Devido às pressões exercidas pela sociedade, diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultaram no que hoje se chama de balanço social.
No Brasil a idéia começou a ser discutida na década de 70. Contudo, apenas nos anos 80 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.
A proposta, no entanto, só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária
do balanço social. Com o apoio e a participação de lideranças empresariais, a campanha decolou e vem suscitando uma série de debates através da mídia, seminários e fóruns.
Hoje é possível contabilizar o sucesso desta iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.
Seria também de muita importância para a sociedade, a publicação do balanço social pelo setor público, principalmente pelas prefeituras, estados e pelo governo federal, pois pelo balanço saberemos onde foram alocadas as receitas adquiridas em determinado período e quais as benfeitorias que as mesmas trouxeram para aquela região.
OBJETIVO
O principal objetivo do balanço social é avaliar a estratégica dos negócios da empresa, o que vem se tornando cada vez mais necessário, já que, devido ao aumento da competitividade e à evolução dos negócios, não se pode mais pensar exclusivamente nos interesses da empresa – têm que se conhecer os públicos com os quais ela se relaciona, seus parceiros, seus vizinhos e o meio onde está inserida. O balanço social pode ser um ótimo ponto de partida para um planejamento estratégico, em que poderão ser traçadas ações que objetivem melhorar os relacionamentos entre a empresa, seus parceiros e a sociedade. O Balanço Social também serve como um mecanismo da Contabilidade para geração de informações das atividades da empresa no campo social, registrando suas ações neste campo e avaliando os resultados destas ações. Segundo Iudícibus, Martins e Gelbcke (2007, p.31) o objetivo do Balanço Social é demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que está inserida.
USUÁRIOS DO BALANÇO SOCIAL
Para Herbert de Souza (1999), o Betinho, "o balanço social não tem donos, só beneficiários". Para ele "realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática". A empresa, o consumidor,os fornecedores, os públicos, o Estado, a sociedade, em suma, todos são usuários do balanço social.
VANTAGENS DO BALANÇO SOCIAL
Agrega valor ao negócio da empresa, trazendo um diferencial para a imagem empresarial que vem sendo cada vez, mas valorizada por investidores e comunicadores no Brasil e no mundo.
Diminui riscos. Num mundo globalizado, onde informações sobre empresas circulam mercados internacionais em minutos, uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização e nos dias de hoje.
É um moderno modelo de gestão. O balanço social é uma grande ferramenta, que proporciona a empresa formas de gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos.
É um instrumento de avaliação.
...