Administração Financeira
Dissertações: Administração Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: yaratomoko • 13/5/2014 • 12.404 Palavras (50 Páginas) • 203 Visualizações
INTRODUÇÃO
Temos como o objetivo principal deste trabalho aprender um pouco sobre a Administração Financeira, suas formas, seu papel e suas áreas de decisões dentro de uma empresa, para que possamos compreender e entender sua importância para as tomadas de decisões de uma empresa e com isso tornarmos profissionais mais preparados para enfrentar os obstáculos do mercado de trabalho.
O vasto conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas.
É preciso conhecer o mundo das finanças, para isso se faz necessário aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para facilitar o entendimento sobre o assunto afim de que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA (FINANÇAS)
É a arte e a ciência de administrar fundos, praticamente todos os indivíduos e organizações obtém receitas ou levantam fundos gastam ou investem. Finanças ocupam-se do processo de instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
As principais áreas de finanças podem ser visualizadas por meio de uma revisão das oportunidades de carreira nesse campo. Essas oportunidades podem, para facilitar, ser dividida em duas amplas partes: serviços financeiros e administração financeira.
O campo de finanças está estreitamente relacionado ao da economia. O administrador financeiro deve ser capaz também de utilizar as teorias econômicas como diretrizes para realizar operações comerciais com eficiência. O princípio econômico básico usado em administração financeira é a análise marginal.
Relacionamento financeiro com a contabilidade. Essas funções estão estreitamente relacionadas e em geral se sobrepõem: de fato a administração financeira e a contabilidade nem sempre se distinguem facilmente. Em pequenas empresas geralmente o controller assume a função financeira e em grandes empresas muitos contadores estão intimamente ligados a várias atividades financeiras.
A Administração Financeira tem como objetivo maximizar o valor de mercado do capital existente e maximizar a riqueza dos proprietários da empresa.
FORMAS BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
As Formas Básicas de Organização das empresas são a firma individual, a sociedade de pessoas e a sociedade anônima.
Embora existam mais individuais que outras formas de organizações de empresas, a sociedade anônima é predominante em termos de receitas e lucros.
Firma Individual: É uma empresa de propriedade de uma única pessoa que opera visando a seu próprio lucro cerca de 75% das empresas são firmas individuais, tipicamente pequenas, como sapatarias, oficinas etc. Geralmente o proprietário e alguns empregados dirigem o negócio. O capital é próprio ou de empréstimos, as decisões sob a responsabilidade do proprietário. A responsabilidade é ilimitada. Todos os seus bens, não apenas o valor do investimento original, pode ser utilizado para satisfazer os credores.
Sociedades: Uma sociedade consiste de dois ou mais proprietários dirigindo conjuntamente um empreendimento, com fins lucros. Representam cerca de 10% de todos os negócios. São maiores do que as firmas individuais.
Exemplo: as empresas financeiras, companhias seguradoras e imobiliárias.
A maioria das sociedades forma-se a partir de um contrato formal conhecido como contrato social.
Sociedade Limitada: Nas sociedades limitadas, um ou mais sócios podem ter responsabilidade limitada, desde que pelo menos um dos sócios assuma responsabilidade ilimitada. Normalmente, proibi-se sócio com responsabilidade limitada de tomar parte ativa na administração da empresa.
Pontos Fortes da Sociedade Limitada
• Pode levantar mais fundos que as firmas individuais;
• Maior capacidade de obter empréstimos, devido ao maior número de proprietários;
• Maior disponibilidade de pessoas pensantes e capacidade administrativa;
• Consegue reter os bons empregados.
Pontos Fracos da Sociedade Limitada
• Os proprietários poderão ter de cobrir dívidas de outros sócios com menos capacidade financeira;
• Quando morre um sócio a sociedade se dissolve;
• Dificuldades para liquidar ou transferir a sociedade;
• Dificuldades para alcançar operações de grande escala.
Sociedade Anônima: É uma entidade empresarial intangível criada por lei (freqüentemente designada à pessoa jurídica). Uma sociedade anônima tem poderes semelhantes à de uma pessoa, no sentido de que pode acionar e ser acionado judicialmente, estabelecer contratos e ser partes deles e adquirir propriedades em seu nome.
Os principais integrantes de uma sociedade anônima são os acionistas, o conselho de administração e o presidente.
• Os Acionistas: São os verdadeiros donos da empresa, em vista de seu patrimônio na forma de ações ordinárias e preferenciais.
• O Conselho de Administração: É um grupo eleito pelos acionistas da empresa, com autoridade máxima para decidir os assuntos da sociedade e formular suas políticas gerais.
• O Presidente ou Executivo Principal: É o profissional responsável pela administração do dia-a-dia da empresa e pela execução das políticas estabelecidas pelo conselho de administração.
Pontos Fortes da Sociedade Anônima
• Os proprietários têm responsabilidade limitada, o que lhes garante não perder mais do que investem;
• Podem alcançar grandes dimensões devido à possibilidade de venda das ações (direito de propriedade, direito estes que podem ser facilmente transferíveis);
• Vida longa da empresa, pois não dissolve em caso de morte dos proprietários;
• Possibilidade de contratar administradores profissionais;
• Tem certas vantagens tributárias.
Pontos
...