Administração Financeira
Pesquisas Acadêmicas: Administração Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesley003 • 31/5/2014 • 5.027 Palavras (21 Páginas) • 282 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 5
1.1.1 PAYBACK 6
1.1.2 PAYBACK DESCONTADO 6
1.1.3 VALOR PRESENTE LÍQUIDO – VPL 6
1.1.4 TAXA INTERNA DE RETORNO – TIR 7
1.1.5 PONTO DE EQUILIBRIO OPERACIONAL 7
1.1.6 PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO – PEF 8
2 DIREITO TRIBUTÁRIO 9
2.1 OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA E CRÉDITO TRIBUTÁRIO 9
2.2 IMUNIDADE, ISENÇÃO E ANISTIA 10
2.2.1 IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 10
2.2.2 ISENÇÃO TRIBUTÁRIA 11
2.2.3 ANISTIA TRIBUTÁRIA 11
2.3 IMPORTÂNCIA DOS TRIBUTOS 12
3 MERCADO DE CAPITAIS 13
3.1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 13
3.2 ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 13
3.2.1 SUBSISTEMA NORMATIVO OU DE SUPERVISÃO 13
3.2.2 SUBSISTEMA OPERATIVO 15
4 A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS NAS FINANÇAS DAS EMPRESAS 16
1 INTRODUÇÃO
2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Baroli e Dos Santos (p 4, 2014) definem que: “A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa”.
A contabilidade da empresa prove as informações que servirão de base para que a administração financeira juntamente e a área econômica tome as decisões necessárias sobre a aplicação dos recursos disponíveis, faça a verificação dos recursos aplicados e analise os resultados econômicos obtidos em determinado espaço de tempo.
Considerando que para as informações serem as mais corretas possíveis é necessário ter pleno controle de todos os direitos, bens, deveres e obrigações que a organização possui,
A maioria das informações utilizadas para a tomada de decisões são medidas em termos financeiros, baseadas principalmente no Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Fluxo de Caixa.
2.2 ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Como ferramenta na administração o orçamento de capital são técnicas que o administrador utiliza para verificar a viabilidade financeira de um projeto no longo prazo.
Estas técnicas permitem ao administrador selecionar o melhor projeto, verificar os recursos necessários ao investimento e ainda calcular o tempo previsto para que o investimento pague o capital investido, pois como define Bazoli e Dos Santos (2013, p.42): [...] “O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo”.
Os orçamentos são decisivos para o planejamento financeiro da empresa e devem estar alinhados com o planejamento estratégico, visando permitir o cumprimento de objetivos e metas da empresa.
As principais técnicas de analise de capital utilizadas no processo decisório de um investimento são: Payback, Payback Descontado, VPL, TIR e Ponto de Equilíbrio Operacional e Financeiro.
2.2.1 PAYBACK
O Payback avalia sem nenhum desconto em quanto tempo o investimento inicial irá retornar aos investidores. Basta somar o fluxo de caixa todo mês, até que a soma seja igual ao valor do capital investido.
2.2.2PAYBACK DESCONTADO
Payback Descontado que é o cálculo do período de tempo necessário para pagar aos investidores o capital investido, levando-se em conta a valorização ou desvalorização do dinheiro neste tempo, ou seja, levando-se em conta uma taxa de mercado (taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital).
2.2.3VALOR PRESENTE LÍQUIDO – VPL
O VPL é a diferença do capital investido e das entradas e saídas do fluxo de caixa do projeto, considerando o valor do dinheiro no tempo.
Se o VPL é positivo, o investimento vale a pena, mas se o VPL é negativo o projeto deve ser descartado, pois não terá lucro.
2.2.4TAXA INTERNA DE RETORNO – TIR
A TIR é uma taxa de desconto que nos dá em porcentagem, o lucro obtido ao investir em determinado projeto. Ele da a medida exata da taxa de retorno de um projeto, ou seja, quanto de retorno em porcentagem precisamos ter para que o projeto dê lucro.
Informando também, qual a taxa máxima de custo de capital para que o projeto seja viável. Se a TIR forma maior que a taxa de custo do capital deste projeto, ele deve ser desenvolvido, pois a diferença para mais significa que o projeto terá lucro, mas se a TIR for menor que a taxa de custo do capital do projeto, ele não deverá ser desenvolvido, pois significa que estaremos pagando investindo mais do que o lucro que obteremos.
2.2.5PONTO DE EQUILIBRIO OPERACIONAL
O ponto de equilíbrio operacional nos diz o volume de produtos ou serviços que deverão ser produzidos para que se paguem os custos da produção, sem lucro ou prejuízo, somente pagando os
...