Administração Financeira
Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renan278 • 10/12/2014 • 790 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
1 - Função Financeira, compreende os esforços despendidos, objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez . A função financeira preocupa-se com todos os problemas que são associados com a eficiente aquisição e ouso do capital. Os administradores financeiros são responsáveis pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento e captação de fundos.
2 - O Administrador Financeiro depende do contador porque é ele que fornece os dados ou informações que vai fazer com que o administrador tome conhecimento do andamento da empresa e analisar em que área é preciso investir mais. O resultado da contabilidade age como insumo quando fornece ao administrador todas as informações necessárias para que o administrador use esses dados para a tomada de decisões com mais segurança.
3 –
a) Despesas é todo gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas. A diferença entre despesas e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo, e com isso as receitas provocam um aumento no patrimônio liquido as despesas, diminui o valor do mesmo.
Receitas são todos os recursos provenientes da venda ou prestação de serviço, porém nem todos advêm de vendas ou prestação de serviço.
b) Tomada de Decisão: Enquanto o contador volta sua atenção para a coleta e apresentação dos dados financeiros, o administrador financeiro analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais e toma decisões, baseado em suas avaliações dos riscos e retornos inerentes.
4 - A função financeira da empresa ocupa-se exclusivamente em garantir a disponibilidade de recursos no caixa da empresa, para esta fazer frente as necessidades de giro nas atividades operacionais e produtivas. com o tempo, a função financeira passa a incorporar o gerenciamento e aplicação dos recursos disponíveis em atividades não operacionais, como aplicação em títulos públicos, etc; por último, a função financeira além de financiar as atividades operacionais da empresa, e o gerenciamento dos recursos disponíveis, passa a financiar os compradores por crédito próprio ou empréstimo a terceiros, como é o caso de muitas empresas nacionais e multinacionais, ou seja, incorpora às suas atividades não operacionais, a liberação de empréstimos a terceiros.
5 – Analisar, planejar e controlar.
Realizar análise e planejamento financeiro – Transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação da necessidade de se aumentar (ou reduzir) a capacidade produtiva; determinação de aumentos (ou reduções) dos financiamentos requeridos.
Tomar decisões de investimento - determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa.
Tomar decisões de financiamento- Observar às necessidades, os prazos e alternativas de financiamento disponíveis.
Essas
...