Administração Hospitalar
Monografias: Administração Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Milla_Rick • 5/9/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
De acordo com pesquisas os brasileiros tiveram um gasto com a saúde de 169 bilhões de reais, o que representa um aumento de 54% em uma década.
Isso relata a necessidade de liderança, controle, transparência, planejamento e estratégia em hospitais, laboratórios, clínicas, indústrias, tudo ligado a pacientes. Daí a necessidade de em bom desempenho do gestor, na inovação do setor de saúde para aperfeiçoar a qualidade assistencial, produtividade e controle de custos.
Profissionalização
Hoje no Ministério da Saúde existem mais de 250 mil serviços públicos e privados cadastrados. O administrador Paulo Roberto Segatelli Câmara, presidente da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares julga necessário que todos os gestores dessas áreas deveriam ter conhecimento em gestão de saúde, temos 55% dos principais hospitais filantrópicos do país são conduzidos por Administrador Hospitalar ou Administrador de Empresas.
Gargalos
Uma pesquisa revela que 66% dos brasileiros estão insatisfeitos com o setor, o que determina que muitos problemas ainda devam ser resolvidos. Existem cerca de 32 mil leitos para internação de pessoas com problemas psiquiátricos ou com transtornos mentais, sendo que o necessário seria segundo a Organização Mundial da Saúde 950 mil leitos. Já a Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados revelam outra insatisfação: que é a demora na triagem e tempo de espera em prontos-atendimentos. As redes hospitalares não crescem nas mesmas proporções que os planos de saúde.
Apesar do crescimento na demanda e na qualidade do atendimento ainda há muito que fazer para garantir maior índice de satisfação.
A gestão desse setor está passando por um processo de profissionalização de seus processos e de maior preocupação com a qualidade. Em abril o foi aprovado pelo Senado um projeto de submeter os prestadores de serviços médicos (públicos e privados) a um processo periódico de avaliação e certificação de qualidade, para manter um padrão internacional de profissionalismo e internacional de transparência. Neste mesmo mês a Agência Nacional de Saúde determinou que planos de saúde devem criar ouvidorias vinculadas às suas estruturas.
Assim quem possuir formação em Administração encontra nessa área um mercado consolidado em expansão e de evidente interesse da sociedade. As empresas estrangeiras e nacionais conseguiram condições de influenciar mercados externos, o que tornou para o administrador a saúde num cenário mais interessante. Atualmente grandes empresas do setor de saúde atraem profissionais disputados pelo mercado de trabalho, além de demandarem profissionais competentes em áreas de suporte como finanças e marketing, TI e suprimentos. E ainda tem o desafio de atrair conhecedores de ferramentas de gestão moderna.
Ação Conjunta
O fortalecimento desse sistema passa também pela adequação dos profissionais de saúde e os de gestão. Os médicos possuem conhecimentos específicos, mas é muito difícil tocar algo sem conhecimento gerencial, mais próximo dos administradores. O médico e o administrador devem atuar lado a lado para obterem um melhor resultado em
...