Administração Orçamentária E Financeira
Artigo: Administração Orçamentária E Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviaines • 12/5/2014 • 675 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
Administração Orçamentária e Financeira
1.Conceito administração Orçamentária e Financeira.
O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995).
Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.
Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc.
Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema que gera lucros e maximiza os recursos nela investidos.
De acordo com, José de Alencar Rocha Loures Júnior, professor do Centro de Estadual de Educação Profissionalizante Francisco Carneiro Martins, a Administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade sendo vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises.
No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras.
É necessário conhecimento de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada.
Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes.
A gestão financeira emprega os conhecimentos acumulados em disciplinas tão diversas, como administração, contabilidade, economia, relações internacionais, matemática, política, planejamento estratégico, marketing e tantas outras, que os gestores financeiros competentes são fundamentais para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização.
As decisões gerenciais importantes são tomadas com base em demonstrações financeiras em qualquer parte do mundo. Torná-las nossas aliadas melhorará a qualidade das decisões gerenciais. (Hoji,2010).
1.1 Área de atuação das finanças
A administração financeira pode ser dividida em áreas de atuação, que podem ser entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros. São estas:
• Finanças Corporativas
Abrangem
...