Administração financeira
Por: sacizinho • 22/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 285 Visualizações
Introdução
A administração financeira a definição e objetivos da função financeira, o sistema de intermediação, investimentos e financiamentos.
A função administrativa, que é a execução cíclica e continuada das atividades de previsão, organização, direção, coordenação e controle.
A administração financeira não toma decisões isoladamente, mas de modo integrado com as demais funções da empresa.
No orçamento de capital, os fluxos de caixa para orçamento de capital: investimento inicial, entradas de caixa operacional e custos irrecuperáveis e custos de oportunidade.
Etapa 1
Sistemas de acumulação de custos e os tipos de custo empresariais.
Objetivo deste sistema de acumulação de custos é apropriar o custo de produção a cada produto empregado critérios vinculados ao custo por período.
Os tipos de custo empresariais são os seguintes:
• Custo Padrão : por definição, algo que serve como referência ou modelo.
• Custo Estimado: a empresa projeta o futuro e calcula os custos que efetivamente deverão ocorrer nos próximos meses.
• Custo Real: trata-se dos custos efetivamente incorridos no período e reconhecidos no processo contábil obedecendo aos princípios e convenções contábeis geralmente aceitos.
Passo 3
1.1
Qual é o objetivo de uma empresa?
Para Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações e sócios de sociedades por cotas).
1.2
As atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.
Atividades de Financiamento são as atividades refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos.
Atividades de Investimentos são classificadas as atividades relativas as aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte a atividades operacionais.
1.3
Quais as funções do administrador financeiro?
Ele é o executivo responsável pela administração financeira, entretanto com seus conhecimentos técnicos e visão global do negócio, ele pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais.
1.4
Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?
O Regime de Competência é para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações.
O Regime de Caixa é para planejar e controlar as necessidades e sobras de caixa e apurar o resultado financeiro.
O regime de competência e o regime de caixa tratam dos mesmos valores, diferenciando-se somente no aspecto temporal.
Etapa 3
Passo 1
Conceitos do Orçamento de Capital
Orçamento de capital é uma ferramenta gerencial necessária.
O processo de orçamento de capital é uma responsabilidade básica do administrador financeiro em analisar decisões de orçamento de capital, aprovando apenas aquelas que contribuíram para aumentar o valor da empresa.
Ao se deparar com fontes limitadas de capital, a administração deve decidir com cuidado se um determinado projeto é ou não economicamente aceitável. No caso de haver mais de um projeto, a administração deve identificar os projetos que mais contribuirão para o lucro e, em conseqüência, ao valor da empresa. Isso, em essência, é a base do orçamento de capital.
O primeiro passo importante para decidir se um projeto deve ser aceito é o cálculo de seu custo inicial.
O custo inicial, ou custo do investimento inicial, é simplesmente o custo real para iniciar um investimento.
O segundo passo importante a administração deve considerar somente o fluxo de caixa incremental.
O fluxo de caixa incremental é fluxo de caixa adicional que a empresa irá receber acima do fluxo de caixa atual, após o projeto ser aceito.
Métodos de orçamento de capita: sem risco
Taxa Média de Retorno (TMR)
Esse método de orçamento de capital tem como idéia básica comparar os lucros contábeis líquidos com os custos iniciais de um projeto, adicionando todos os lucros líquidos futuros e dividindo-os pelo investimento médio.
Período de Recuperação do Investimento ( Payback)
Payback é o período de tempo necessário para recuperar o investimento inicial, se o período de payback encontrado representa um período de tempo aceitável para a empresa, o projeto será selecionado.
Valor Presente Líquido (VPL)
Se o valor presente de um fluxo de caixa futuro de um projeto for maior que seu custo inicial, o projeto é um empreendimento válido. Por outro lado, se o valor presente for menor que seu custo inicial, o projeto deve ser rejeitado.
Índice de Lucratividade ( IL )
O método do índice de lucratividade, compara o valor presente das entradas de caixa futuras com o investimento inicial numa base relativa.
Taxa Interna de Retorno ( TIR )
A taxa interna de retorno é uma medida bastante utilizada no orçamento de capital, é uma medida da taxa rentabilidade.
...