Aferição De Aparelhos Volumétricos De Vidro
Exames: Aferição De Aparelhos Volumétricos De Vidro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Natyzynha • 4/3/2015 • 575 Palavras (3 Páginas) • 1.349 Visualizações
Prática I – Aferição de aparelhos volumétricos de vidro (pipeta, bureta e balão volumétrico).
INTRODUÇÃO
Quando é preciso fazer uma transferência de um dado líquido em análise é de grande importância saber a quantidade exata que se está realmente utilizando, pois, se o desenvolvimento do experimento for realizado aleatoriamente, sem os devidos cuidados, os resultados obtidos não apresentarão uma boa confiabilidade. Por esse motivo, se torna indispensável à utilização de aparelhos volumétricos de ótima precisão, além de ser necessário ficar atento a vários fatores, tais como o cuidado com a limpeza do material a ser utilizado no experimento. Os equipamentos em geral, devem ser manipulados de forma cuidadosa, especialmente os volumétricos, que são bastante sensíveis a diversos fatores, como a temperatura. Além disso, os materiais volumétricos devem estar completamente secos antes de ser calibrados, como decorrência, os seus resultados serão confiáveis. Assim este relatório apresentará dados dos aparelhos volumétricos pipeta, bureta e balão volumétrico, com volumes corrigidos pelas equações:
(I) V20= (m(f+ag)-m(fv)).(1 - (ρag/ρar)).(1-δ(t-20))
OBJETIVO
Busca-se medir a precisão dos aparelhos volumétricos balão, pipeta e bureta. O cálculo da precisão é feita a partir da massa de água transferida para o erlenmeyer relacionando-a com a densidade na temperatura encontrada, obtendo assim o volume real. Com os valores obtidos, podemos fazer uma análise entre o valor do volume mostrado pelo aparelho (Vreal) e o volume encontrado pela equação I (V20), assim podemos saber a precisão do aparelho.
MATERIAIS E MÉTODOS
a. Materiais Utilizados:
balança analítica
balão volumétrico 100 ml
bécker 100ml
bureta
erlenmeyer 50 mL
pipeta 10 mL
termômetros sensibilidade de 1 °C
b. Reagentes Utilizados:
água destilada (H2O)
Procedimento para a aferição do balão volumétrico:
Iniciou-se o procedimento colocando água destilada (H2O) em um béquer de 50 mL medindo e anotando-se a temperatura do líquido.
Pesou-se o balão volumétrico vazio com sua rolha e registrou-se a massa encontrada.
Posteriormente encheu-se o balão volumétrico com água destilada, averiguando a marca do menisco. Em seguida pesou o balão com sua rolha.
Procedimento para aferição de bureta
Primeiramente montou-se uma bureta limpa em um suporte adequado, e realizou a ambientação da vidraria. Em seguida mediu-se a temperatura da água destilada e encheu-se a bureta até 1 cm acima da marca indicando o 0. Escoou-se excesso de água e verificou se não havia gotículas de água.
Em
...