Aglomerantes
Artigo: Aglomerantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: karen • 24/10/2013 • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 998 Visualizações
AGLOMERANTES ALTERNATIVOS E AGLOMERANTES ESPECIAIS.
KAREN NATTANY R. UCHOA
TERESINA, PI.
2013
Aglomerantes alternativos e aglomerantes especiais.
Um aglomerante ou ligante é um material que tem a finalidade a aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando desta forma a resistência do material resultante. Um aglomerante, em contato com água forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de fazer presa se torna rígida e resistente. Nos aglomerantes alternativos são usados resíduos químicos reagentes em meio aquoso e resulta no endurecimento. Aglomerantes hidráulicos: Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água. exemplos :
Escória de Alto Forno, quando é Resfriada Lentamente, é Cristalina. Apresenta espectro de Raio X com picos característicos da microestrutura cristalina. Não é reativa quando em contato com a água, e, por isso, não é usada como aglomerante junto com o cimento. Essa escória é usada como agregado inerte em pavimentação de estradas. Escória de alto forno, quando é resfriada rapidamente, é amorfa. Não é cristalina e sim vítrea, e não apresenta picos no espectro de raio X. É reativa quando em contato com a água, e, por isso, é usada como aglomerante junto com o cimento.
Cinzas volantes
As cinzas volantes podem ser de natureza siliciosa ou calcária. As primeiras têm propriedades pozolânicas e as segundas, para além destas propriedades, possuem também propriedades aglomerantes e hidráulicas. As cinzas volantes são recolhidas em precipitadores eletrostáticos ou mecânicos, após combustão do carvão pulverizado, e a sua perda ao fogo não deve ser superior a 8%. As cinzas obtidas por outros processos não devem ser utilizadas nos cimentos.
Cinzas volantes siliciosas -As cinzas volantes siliciosas são um pó constituído principalmente por partículas esféricas apresentando propriedades pozolânicas. São constituídas essencialmente por sílica reativa e alumina, com um teor de pelo menos 25% de sílica reativa e um teor de óxido de cálcio reativo inferior a 5%.
Cinzas volantes calcárias
As cinzas volantes calcárias são um pó constituído por partículas esféricas e que apresentam propriedades hidráulicas e pozolânicas. São constituídas essencialmente por sílica reativa, alumina e óxido de cálcio reativo. O teor de óxido de cálcio reativo deve ser igual ou superior a 5 %. As cinzas volantes contendo teores entre 5 e 15% de óxido de cálcio reativo, devem conter pelo menos 25% de sílica reativa.
No caso das cinzas volantes que contêm mais do que 15% de óxido de cálcio reativo, o ensaio de resistência à compressão2 aos 28 dias efetuado numa argamassa onde o cimento foi substituído por cinza volante, deve apresentar uma resistência igual ou superior a 10 MPa. O ensaio de expansibilidade, determinado de acordo com a EN 196-3 numa mistura de 30% de cinza volante e 70% de cimento portland tipo I, não deve ser superior a 10 mm.2 Antes do ensaio as cinzas volantes são moídas devendo a finura ser expressa pela proporção em massa da quantidade de cinza retida no peneiro de 40µm. A finura deve estar entre 10% e 30%. A argamassa para ensaio deve conter apenas a cinza volante em substituição do cimento e deve ser ensaiada de acordo com a EN 196-1.
Cinzas vegetais
A casca de arroz e sua cinza são abundantes e renováveis, podendo ser empregadas na obtenção de materiais de construção alternativos. O aumento do consumo desses resíduos poderia ajudar a minimizar os problemas ambientais provenientes da sua
...