Aglomerantes
Artigos Científicos: Aglomerantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuzzi • 12/7/2013 • 791 Palavras (4 Páginas) • 2.761 Visualizações
Aglomerantes
Histórico
O primeiro aglomerante provavelmente utilizado pelo homem foi a argila (material mais encontrado antigamente); A argila não sofre nenhum processo de tratamento e o seu endurecimento é motivado pela evaporação da água, sendo considerado INERTE. Quando sua umidade é removida por secagem, a argila endurece e adquire grande resistência, retornando ao seu estado inicial pela adição de mais água. Também eram utilizados o betumem (aglutinando com pedras e tijolos de barro).
Definição
Material moído na forma de pó, que quando misturado com água, é capaz de endurecer por secagem ou por reações químicas, aderindo às superfícies dos materiais que foram colocados em contato.
Conceito
Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas. As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água.
São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
Classificação
Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em:
Aéreos: São os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo, a cal aérea. Não reagem quimicamente Endurecem por secagem Ex.: ARGILA
Hidráulicos: São os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo, a cal hidráulica e o cimento Portland. Este fenômeno recebe o nome de hidratação. Endurecem expostos ao ar têm baixa resistência à exposição continuada em água Ex.: CAL AÉREA, GESSO.
Um ligante hidrófilo é um ligante que tem afinidade com a água e misturado com ela forma uma pasta que endurece, podendo, como qualquer ligante, aglomerar outros materiais. É constituído por matéria sólida finamente pulverizada. Ex: cal aérea, gesso, cal hidráulica, cimento. Os ligantes hidrófilos podem-se classificar em aéreos ou hidráulicos.
Um ligante hidrófilo aéreo é um ligante que misturado com a água forma uma pasta que endurece ao ar.
Um ligante hidrófilo hidráulico é um ligante que misturado com a água forma uma pasta que endurece ao ar ou dentro da água e a pasta endurecida, com ou sem outros materiais incorporados, resiste à água. Ex: cal hidráulica, cimento.
Um ligante hidrófobo (repelente de água) é um ligante em que a água não tem qualquer papel na produção e endurecimento do aglomerante e que “repele” a água após endurecimento. É constituído por substâncias mais ou menos viscosas que endurecem por arrefecimento, por evaporação dos seus dissolventes ou por reação química entre diferentes componentes.
Quanto ao processo de endurecimento
Nesse processo os aglomerantes são divididos em inertes e ativos. Os ativos são subdivididos em aglomerantes aéreos e hidráulicos.
Inertes: Endurecem por simples secagem. (Exemplo: Argila e betume).
Ativos: Endurecem devido a reações químicas.
Quanto à composição
Já quanto à
...