Agregados
Relatório de pesquisa: Agregados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkgomes1 • 5/12/2014 • Relatório de pesquisa • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 276 Visualizações
1. Agregados
Agregados é a denominação dada aos materiais acrescentados ao cimento e água para obtenção de argamassas e concretos. Apresentam-se em forma de grãos, tais como areias e britas. Propiciam uma menor retração das pastas formadas por cimento e água e aumentam a resistência.
1.1 Classificação:
Podem ser classificados quanto:
• Origem
• Dimensões das partículas
• Massa unitária
1.1.1 Origem
Naturais: são encontrados na natureza sob forma definitiva de utilização: areias de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos,...
Artificiais: são obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada...
Industrializados: aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada...
1.1.2 Dimensão das partículas
A Norma Brasileira define da seguinte maneira:
Agregado miúdo: Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.
Agregado graúdo: o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.
1.1.3 Massa especifica
Podem ser classificados em leves, médios e pesados.
Leves M.E. < 1000 kg/m³
Médios 1000 ≤ M.E. ≤ 2000 kg/m³
Pesados M.E. > 2000 kg/m³
1.2 Características das rochas de origem:
O agregado deve ser um elemento inerte, ou seja: não deve conter constituintes que reajam com o cimento ‘fresco’ ou endurecido; não deve sofrer variações de volume com a umidade; não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.
A resistência a compressão varia conforme o esforço se exerça – paralela ou perpendicularmente – a pedra. Esses materiais não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois tem resistência muito superior às máximas dos concretos.
A resistência à abrasão mede a capacidade que tem o agregado de não se alterar quando manuseado. Em algumas aplicações do concreto, a resistência à abrasão é característica muito importante, como por exemplo, em pistas de aeroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodoviárias, pois o concreto sofre grande atrição.
O agregado deve apresentar uma boa resistência ao ataque de elementos agressivos (durabilidade).
1.3 Agregados Naturais
Areia natural: considerada como material de construção, areia é o agregado miúdo.
A areia pode originar-se de rios, de cavas ou de praias e dunas. As areias das praias não são usadas, em geral, para o preparo de concreto por causa de sua grande finura e teor de cloreto de sódio. O mesmo ocorre com as areias de dunas próximas do litoral.
Utilizações da areia natural:
• Preparo de argamassas;
• Concreto betuminoso – juntamente com fíler, a areia entra na dosagem dos inertes do concreto betuminoso e tem a importante propriedade de impedir o amolecimento do concreto betuminoso dos pavimentos de ruas nos dias de intenso calor;
• Concreto de cimento (constitui o agregado miúdo dos concretos);
• Pavimentos rodoviários: constitui o material de correção do solo;
• Filtros – devido a sua grande permeabilidade, a areia é utilizada para a construção de filtros, destinados a interceptar o fluxo de água de infiltração em barragens de terra e em muros de arrimo.
Seixo rolado ou cascalho: também denominado pedregulho, é um sedimento fluvial de rocha ígnea, inconsolidado, formado de grãos de diâmetro em geral superior a 5 mm, podendo os grãos maiores alcançar diâmetros até superiores a cerca de 100 mm. O cascalho também pode ser de origem litorânea marítima.
• O concreto executado com pedregulho é menos resistente ao desgaste e à tração do que aquele fabricado com brita, na proporção 1 para mais ou menos 1,20.
• O pedregulho deve ser limpo, quer dizer, lavado antes de ser fornecido. Deve ser de granulação diversa, já que o ideal é que os miúdos ocupem os vãos entre os graúdos.
1.4 Agregados Artificiais
Definições:
• Pedra britada: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorrem em jazidas, pelo processo industrial da fragmentação controlada da rocha maciça. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias.
Pedra Britada NBR 7211/ NBR 7225 Comercial
Tamanho nominal
Malha da peneira (mm)
Número Mínima Máxima Mínima Máxima
Brita 0 4,8 9,5
Brita 1 4,8 12,5 9,5 19,0
Brita 2 12,5 25,0 19,0 38,0
Brita 3 25,0 50,0 38,0 50,0
Brita 4 50,0 76,0 50,0 76,0
...