Alfabetização E Letramento
Ensaios: Alfabetização E Letramento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gdc131104 • 23/5/2014 • 873 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III - SEM. 2014.1
TURMA: A
ALUNOS: Cleverson Francisco Alves, Geisa da Cruz, Josiane Aparecida da Cruz, Regiane Rudnick.
TRABALHO FINAL
PROJETO DO ARTIGO
TEMA
Alfabetização e Letramento
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este trabalho busca compreender como o professor da rede pública lida com o uso social da leitura e escrita no primeiro ano do ensino fundamental, a partir das discussões de letramento e alfabetização preocupações constantes no ensino aprendizagem de língua.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Compreender como o professor do 1ºano do ensino fundamental lida com o uso social da escrita com seus alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Verificar os trabalhos produzidos pelos professores do 1º ano referentes a alfabetização e letramento.
• Contribuir com praticas pedagogicas significativas em relação a oralidade e a escrita.
JUSTIFICATIVA
Pensamos que a educação é certamente um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática,desenvolvida socialmente justa.É a condição básica e direito fundamental da cidadania,o domínio da língua diferntes variedades linguísticas,escrita,fala,leitura e da oralidade.
O processo de latramento depende tanto do aluno quanto do professor,que é peça fundamental.O professor alfabetizador deve formar o educando para o exercicio das práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive, rompendo paradigmas tradicionais.
KLEIMAN(2005)Neste caso,é preciso que os alunos sejam capazes de não apenas decodificar sons e letras mas entender significados e usos das palavras em diferentes contextos,pois nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizador letrando.
INTRODUÇÃO
A alfabetização sempre foi um tema bastante discutido por ser amplo complexo e apresentar vários desafios. É sabido que as modificações no sistema educacional brasileiro estão ocorrendo para garantir a melhoria no processo de alfabetização, porém as dificuldades estão cada vez maiores por diversos motivos.
Em uma sociedade tão dinâmica como a nossa, atualmente não se fala apenas em
(Alfabetizar, fazer com que o aluno domine o código linguístico), mas também em letrar (fazer com que o aluno faça uso social da leitura e da escrita), o professor tem o papel de ensinar seus alunos a lerem e escreverem de modo que eles saibam utilizar a leitura e a escrita socialmente. Apesar de serem dois processos diferentes, não podem ser trabalhados isoladamente, como bem diz Soares (1998, p.47), “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e escrita”.
O processo de letramento depende tanto do aluno quanto do professor,que é peça fundamental.O professor alfabetizador deve formar o educando para o exercicio das práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive, rompendo paradigmas tradicionais.
KLEIMAN(2005)Neste caso,é preciso que os alunos sejam capazes de não apenas decodificar sons e letras mas entender significados e usos das palavras em diferentes contextos,pois nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizador letrando.
O professor segundo KLEIMAN(2001)
É
...