Alienação no serviço social
Seminário: Alienação no serviço social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lennasousa • 18/2/2014 • Seminário • 527 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
TEMA:
Alienação no serviço social
Trabalho apresentado ao professor Vandenisio Santos
Da disciplina fundamentos históricas teóricas e
metodológicas do serviço social
Desenvolvimento metodológico
De acordo com dados coletados em estudo através de livros, apostilhas e pesquisa internet podemos salientar que o serviço social surge embasado na necessidade do estado de amenizar a expressão da questão social, inserido num contexto capitalista onde apenas o Burguês é dono das regras, situada em um momento de grandes protestos e lutas dos proletariados. Desse modo o serviço social vai surgir como meio de mediação entre o trabalhador e o empregador uma vez que através de pequenas compensações como atendimentos médicos, distribuição de cestas básicas o empregador vai amenizar as necessidades do empregado e desse modo desconsiderando seus reais direitos. Sendo assim, o Assistente social inserido nesse contexto, torna-se subordinado ao empregador uma vez que o mesmo necessita da sua força de trabalho para suprir suas necessidades e acaba que a questão social não é resolvida é apenas amenizada.
Com tudo o trabalhador situa-se na logica da alienação uma vez que o mesmo acredita que as pequenas ajudas que passam a receber não constituem direitas e passam a trabalhar cada vez mais sem a necessidade de reivindicar satisfazendo exatamente o interesse da à burguesia o aumento do trabalho que gera proporcionalmente o aumento dos lucros, com base nas más condições de trabalho e péssima qualidade de vida pata os trabalhadores, sendo esta uma forma de mascará as múltiplas expressões da questão social. A nível estatal as politicas sócias vem proporcionar o apaziguamento desses conflitos, porém seu principal objetivo é diminuir os índices de pobreza dos pais mascarando-a de.
Podemos concluir que esse conceito de alienação é resultante dos vestígios e dos sérios problemas nas questões sócias deixado pelo capitalismo isso por ser um modelo totalmente individualista não satisfeito com oque tem ,e que procura continuar alienando, oprimindo e antagonizando as classes menos favorecida.
...