Alimentos Industrializados
Ensaios: Alimentos Industrializados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariaVilarino • 18/11/2014 • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 581 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO OESTE – CEO
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MARIA CAROLINA VILARINO LIRA
RAFAEL THOMAS
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
PINHALZINHO - SC
2013
MARIA CAROLINA VILARINO LIRA
RAFAEL THOMAS
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do primeiro período do Curso de Engenharia de Alimentos do Centro Educacional do Oeste – CEO\UDESC, como requisito parcial para aprovação da referida disciplina.
Professor (a): Fernanda Ben
PINHALZINHO - SC
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TEMA 4
4 PROBLEMA 6
5 OBJETIVOS 7
5.1 OBJETIVOS GERAL..................................................................................................7
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................................................7
6 REFERENCIAL TEÓRICO 8
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 10
REFERÊNCIAS............................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Quando analisados os alimentos percebe-se que além de carboidratos, vitaminas, sais minerais, água, lipídios e proteínas a maioria dos alimentos industrializados, contém outras substâncias que são chamadas de aditivos químicos. Usados para conservação, tornar-se-ia vantajoso levar a conhecimento público a presença dos aditivos químicos em alimentos e os problemas que eles podem causar quando ingeridos com freqüência. Assim, espera-se que as pessoas dêem maior atenção aos alimentos que consomem, pois a saúde está relacionada diretamente com a alimentação.
2 TEMA
Os riscos dos aditivos químicos nos alimentos.
3 JUSTIFICATIVA
A vida agitada, o corre-corre do dia-a-dia faz com que muitas vezes transformamos nossos hábitos alimentares. Substituímos o almoço, por um lanche rápido ou muitas vezes beliscamos alguma coisa semi pronta e voltamos aos nossos afazeres, quer por necessidade, quer por rotina.
Hoje encontramos uma variedade de alimentos prontos que facilitam nosso trabalho no lar, dispensando aquele tempo que poderíamos perder preparando uma comida tradicional. Muito se fala em alimentos orgânicos, mas em contrapartida crescem o número de industrializados, aumentando também a quantidade de produtos adicionados ao alimento com o objetivo de prolongar seu prazo de validade.
Para conseguir a praticidade e a durabilidade dos produtos, os fabricantes utilizam-se de milhares de aditivos químicos, que, na maioria das vezes, não fazem bem a saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos. O nome de muitos desses produtos químicos vem codificados, porém são poucos os consumidores que lêem os rótulos ou conseguem identificar o aditivo químico que contém no alimento.
4 PROBLEMA
Em decorrência da praticidade e comodidade, hoje em dia muitos alimentos recebem aditivos químicos para seu melhor desempenho, por isso, é de grande importância alertar as pessoas sobre o consumo excessivo de alimentos industrializados. Assim, fica a pergunta: quais os maiores danos causados pelos aditivos químicos no organismo?
5 OBJETIVOS
5.1 OBJEIVO GERAL
• Estudar os principais pontos negativos dos aditivos alimentares que causam danos à saúde.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Buscar alternativas para a redução desses aditivos;
• Alertar as pessoas sobre esse problema e as possíveis doenças causados pelo mesmo.
6 REFERENCIAL TEÓRICO
A adição de produtos químicos nos alimentos não é um processo moderno de conservação, segundo Evangelista, muitos processos
...