Alongamento de cilios
Por: srjurado • 11/9/2015 • Bibliografia • 517 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
Eficácia da associação de cosméticos, massagem modeladora, endermoterapia e radiofrequência na redução do fibroedema gelóide na região de glúteos
O fibroedema geloide (FEG) caracteriza-se pela presença de pequenas depressões na pele (casca de laranja), que acomete 80 – 90% das mulheres após a puberdade,(3) aparecendo com mais frequência em caucasianas do que em asiáticas.(1)
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a eficácia da associação de cosméticos, massagem modeladora, endermoterapia e radiofrequência na redução do grau do fibro edema gelóide, melhora do aspecto da pele na região de glúteos.
Após assinado o termo de consentimento, foi realizada uma avaliação da paciente. No início do tratamento foi constatado o FEG grau II e III na região glútea média e lateral, respectivamente, e um registro fotográfico antes de iniciar a 1a sessão e ao término de 20a sessão de aplicação do ultra-som na região acometida. Foi utilizado o aparelho de ultra-som Avatar com freqüência de 3Mhz, intensidade 0,8W/cm2, fabricado pela KLD, utilizando três transdutores com ERA de 6 cm2. A técnica de aplicação empregada com o ultra-som foi a fonoforese com a substância de acoplamento, em forma de gel, composto por cafeína, centella asiática equisetum, ginkgo biloba, castanha da índia e algas marinhas, fabricado pela Adcos cosméticos. Limitou- se a uma área de 36 cm2, que foi subdividida em quadrantes, determinando-se 9 cm2 para cada região a ser tratada. Foram realizados três atendimentos por semana, cada um dos atendimentos com duração de 8 minuto, as aplicações equivaleram ao tempo de 1 minuto em cada quadrante. Como metodologia de avaliação dos dados foi empregada a análise fotográfica. A fotografia foi realizada utilizando uma câmera digital de 12 megapixells, modelo Olympus Lens, zoom 4.65, fabricada pela Olympicos. O registro fotográfico foi realizado utilizando o modelo de Borges (2006), ele determina que o visor deve ser dividido em duas linhas imaginárias na vertical e três na horizontal, com imagem de flash e com o plano de fundo azul marinho a fim de visualizar as alterações presentes na pele. No término das sessões a paciente foi reavaliada para constatar se houve redução no grau do FEG e/ou melhora no aspecto da pele, logo em seguida, foi aplicado um questionário estruturado objetivando-se avaliar o nível de satisfação da paciente após o tratamento.
O tratamento do FEG vem adquirindo grande ênfase nesses últimos anos devido à grande preocupação estética entre as mulheres. Dentre as ferramentas mais estudadas estão a utilização de cosméticos,(9) a aplicação de ultrassom terapêutico,(10,12) a drenagem linfática manual,(12) e a radiofrequência(13).
1. Sant’Ana EMC, Marquetil RC, Leite VL.Fibro edema gelóide (celulite): fisiopatologia e tratamento com endermologia. Fisioterapia Especialidades. 2007; 1(1):30-5.
9. Federico MR, Gomes SVC, Melo VC, Martins RB, Lauria MC, Moura RL et al. Tratamento de celulite (paniculopatia edemato fibroesclerótica) utilizando fonoforese com substância acoplante à base de hera, centella asiática e castanha da índia. Fisioter Ser. 2006; 1(1):6-10.
10. Machado GC, Vieira RB, Oliveira NML, Lopes CR. Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibroedema geloide. Fisioter. mov. 2011; 24(3):471-9.
13. Torre JR,Moreno-Moraga J, Muñoz E, Navarro PC.Multisource, Phase-controlled Radiofrequency for Treatment of Skin Laxity. J Clin Aesthet Dermatol. 2011; 4(1):28-35.
...