Aluno Inserido Na Sociedade
Ensaios: Aluno Inserido Na Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erileide • 6/10/2013 • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 695 Visualizações
O ALUNO INSERIDO NA SOCIEDADE
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 Anos , Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I . Sob a orientação dos professores, Rosely Montagnini , Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.
Maceió
2012
INTRODUÇÃO:
A Educação Infantil, é o inicio de toda uma vida escolar, ou melhor dizendo a Educação Infantil é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar. O professor precisa compreender que a organização deve ser o primeiro passo para fundamentar sua prática.
DESENVOLVIMENTO:
Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Desta forma, o educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. Consciência é a ferramenta de sua prática, que embasa teoricamente, inova tanto a ação quanto à própria teoria. Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada.
O planejamento pedagógico é um tema que precisa ser estudado e problematizado
junto a professores de Educação Infantil, pois do mesmo dependem a intencionalidade e a
qualidade do trabalho pedagógico realizado com as crianças.
Mas na realidade muitos professores acham que não tem importância e fazem de improviso.
O professor deve ser capaz de interpretar as capacidades adquiridas pela criança,
utilizando critérios que possibilitem sinalizar progressivos avanços no processo de
alfabetização. Levando em conta as capacidades que já foram desenvolvidas deverá
introduzir, retomar, trabalhar ou consolidar as aprendizagens por meio de atividades
planejadas de acordo com as necessidades individuais ou da turma como um todo.
A prática de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. Mas, não podemos afirmar que tenham as mesmas finalidades e aprendizagens.
Cada uma carrega características e peculiaridades, e é importante que o professor saiba diferenciá-las para que possa fazer a melhor escolha na hora de planejar.
È muito comum reunir as crianças para informar sobre algo que está acontecendo na escola e que todos precisam saber principalmente em período de festa. A informação pode levar a pesquisa, a reflexão e ao conhecimento. Mas, pode ser meramente informação.
É na roda da conversa que a criança começa a ter suas próprias atitudes a começar por levantar o dedinho pedindo para falar. E a partir da aí a criança se sente a vontade de expor o que pensa deixando de lado sua timidez.
O brincar e jogar relaciona-se com a cognição e o seu potencial para interferir no desenvolvimento infantil podendo ser considerado um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.
A escola deve ser facilitadora da construção da aprendizagem através de atividades lúdicas favorecedoras do processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Entretanto, o saber escolar deve ser valorizado pela sociedade para que a cognição dos educandos seja construída através de um aspecto dinâmico e criativo por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.
O professor deve usar desses recursos pedagógicos para inserir conteúdos no seu plano de aula em momentos oportunos, para que as crianças possam desenvolver o seu raciocínio e construir o seu conhecimento de forma descontraída.
As
...