Como Fazer Que Aluno Se Compreenda Como Sujeito Construtor E Construido Pela Sociedade
Trabalho Universitário: Como Fazer Que Aluno Se Compreenda Como Sujeito Construtor E Construido Pela Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 070784 • 29/10/2013 • 851 Palavras (4 Páginas) • 786 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho pretende proporcionar reflexões sobre a importância de
Aspectos como, objetivo que devem ser alcançados com a aplicação da atividade, planos de aula, visualização de como será o desenvolvimento da atividade em sala de aula, etc., o que muitas vezes são vistos como irrelevantes, ou desnecessários.
Diga se de passagem que é um trabalho de desafio, porém não impossível, ser professor antes de qualquer coisa é um dom, é de um papel nobre, que infelizmente muitas vezes não é reconhecido e respeitado, mas deve se lembrar que é o professor que tem a missão de levar conhecimento ao aluno, dirigir as inteligências jovens e preparar os cidadãos conscientes.
Formar cidadão consciente significa saber o que mundo é, e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto da sociedade humana, capazes de atuar no presente e de ajudar a construir o futuro.
DESENVOLVIMENTO:
A relação entre professor-aluno não deve ser uma relação de imposição, de medo, como era até pouco tempo atrás, mas sim uma relação de respeito, cooperação e crescimento. O aluno tem que se considerar ativo na construção do seu conhecimento e é papel do professor proporcionar isto, através da interação entre professor-aluno e aluno-aluno.
Isso pode se dizer de fato que é um verdadeiro desafio para o educador nos dias atuais, muitos empecilhos são posto a prova a todo momento, fazendo com que o mesmo muitas vezes se desestimule, são muitos os fatores que o leva a isso: baixa remuneração, falta de recursos para trabalhar, excesso da carga horária,ressaltando aqui que a sociedade vive em constantes mudanças de comportamentos e valores, muitas famílias estão desestruturadas, fazendo dos alunos problemáticos, colocando em pratica o lado psicólogo, sociólogo do professor, deixando claro também que professor é um eterno aluno, nunca para de estudar, está sempre se aprimorando ,buscando conhecimentos para então saber lidar com esses conflitos, ou seja, o professor deve sempre procurar se estimular e repensar continuamente em sua prática.
Mas como fazer para que o aluno se sinta capaz e consciente de que ele é construtor e ao mesmo tempo construído pela sociedade?
A docência é exigente. Deve-se exigir do professor atender às necessidades dos alunos durante o processo de formação profissional; ao mesmo tempo, deve ser exigido do aluno empenho, responsabilidade pela aprendizagem, dedicação, reflexão e auto-orientação ativa voltada a sua própria formação profissional.
Pesquisar, para o professor, não é fundamental, é imprescindível; tanto quanto para o aluno.
Observar cada detalhe, rever cada atitude, esforçar-se em cada trabalho realizado fazem parte então de uma educação consciente e inovadora para o aluno, que ate então deve, como já foi dito, se esforçar, pesquisar, refletir, questionar tudo e todos em sua volta, tornando assim um ser social critico, ou seja, não aceita facilmente o que lhe imposto pela sociedade que
...