Ambiente Escolar E Ambiente Nao Escolar
Trabalho Universitário: Ambiente Escolar E Ambiente Nao Escolar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adailza23 • 17/11/2014 • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 1.819 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM MATEMATICA
PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: PO)
POSTAGEM 2:ATIVIDADE 2
PROJETO PEDAGOGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E
UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
DAIANE MENDES RAMOS RA
LAICE ALEXANDRE MENDES RA
RONI PARENTE RA
GUAJARA MIRIM-RO
2014
DAIANE MENDES RAMOS
LAICE ALEXANDRE MENDES
RONI PARENTE
PROJETO PEDAGOGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E
UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho realizado para justificar a inclusão de um ambiente não escolar para Auxiliar no estudo das diversas matérias.
GUAJARA MIRIM-RO
2014
03
SUMARIO
INTRODUÇÃO____________________________________________05
OBJETIVOS______________________________________________07
OBEJETIVOS GERAIS_____________________________________07
OBJETIVOS ESPECIFICOS_________________________________07
DESENVOVIMENTO_______________________________________09
CONLUSÃO______________________________________________15
05
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de caracterizar um ambiente não escolar e sua influência direta no aprendizado do educando. Com esse objetivo foi definido um ambiente, o qual atende ao requisito solicitado. O ambiente escolhido e aqui apresentado trata-se de uma Biblioteca. Porém, antes de começar a explanar o assunto escolhido por essa equipe, se deve entender o que é de fato uma biblioteca.
07
2. OBJETIVOS
2.1-OBJETIVOS GERAIS:
- Ampliar a visão que os educando têm de uma biblioteca não situada em uma escola.
- Instituir e incentivar o hábito da pesquisa, leitura e estudo em bibliotecas.
- Verificar quais são as dificuldades encontradas durante a utilização do acervo de uma biblioteca por parte dos educando.
- Comparar as diferentes impressões que os educando apresentarão após uma visita com fins de conhecimento e pesquisa em uma biblioteca.
3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A biblioteca externa a uma escola é considerada por muitos um ambiente desconhecido, sendo assim, torna-se adequada à visitação para um convite a freqüentar tal ambiente.
Considerando a grande variedade de livros, torna-se pertinente estimular os alunos a desenvolver a consciência da pesquisa não apenas em um único livro, mas na grande variedade de obras disponibilizadas.
09
4-DESENVOLVIMENTO
O trabalho a seguir tem por finalidade conjecturar alternativas de educação e cultura num ambiente de educação não formal. O foco do tema aqui apresentado é a biblioteca pública.
As bibliotecas, devido a sua importância como centro difusor de cultura e conhecimento, deveriam ter estrutura física com no mínimo três ambientes, a saber:
1) um ambiente relacionado com a pesquisa, a leitura de alto nível, o trabalho acadêmico.
2) um outro ambiente menos formal permitindo uma maior interação entre os freqüentadores, com a liberdade de poder falar e rir sem constrangimento nem o olhar reprovador do bibliotecário. (Aliás, o bibliotecário deve ser um agente socializador, interagindo com todos)
.3)Um ambiente de jogos (xadrez, dama), mural de poesias, contos e atividades correlacionadas. E finalmente um terceiro ambiente externo com mesas e cadeiras e jardins... Precisamos tornar a biblioteca um espaço vivo, agradável, estimulante.
A biblioteca não deve ser apenas um centro de convivência com os livros, mas, um local prazeroso de encontro com os amigos.
A biblioteca escolar tem que visar à interação entre alunos, professores e informações para facilitar o processo de ensino aprendizagem para isso deve ter:
●Ambiente adequado
● Seu acervo adequado aos usuários
● Permitir horário flexível aos usuários
● Empréstimo domiciliar e acesso livre
● Conhecer os motivos que levam o aluno à biblioteca
...