O ESTUDO DE CAMPO COMO ALTERNATIVA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Por: jeane79 • 3/5/2019 • Artigo • 834 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
O ESTUDO DE CAMPO COMO ALTERNATIVA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Angela Pachêco Pires[1]
Driedson Melquisedek de O. Silva [2]
Francisca Jeane A. Mascarenhas[3]
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF/MA
RESUMO
Este trabalho surgiu como preocupação aos problemas ambientais que atualmente temos presenciado. Trata da falta da sensibilização das pessoas com relação ao meio ambiente. Surge a ideia de que é na escola o local onde as crianças devam vivenciar situações que as levem a sensibilizar-se das consequências de seus atos no dia a dia. Sobre esta ótica a educação ambiental pode ser um caminho viável para mudar os comportamentos sociais e reverter esse grave quadro. Haja vista, este artigo pretende demonstrar a importância do estudo de campo como um método adequado para as aulas que tratem a respeito da educação ambiental.
Palavras-chaves: Estudo de Campo. Ensino-Aprendizagem. Educação Ambiental.
ABSTRACT
This work arose as a concern to the environmental problems we have currently witnessed. This lack of awareness of people with regard to the environment. Comes the idea that school is where children should experience situations that lead sensitize themselves from the consequences of their actions in everyday life. About this optical environmental education can be a viable way to change social behavior and reverse this serious condition. There, this article aims to demonstrate the importance of field study as a suitable method for classes that deal about environmental education.
Keywords: Field Study. Teaching and Learning. Environmental Education.
1-INTRODUÇÃO
O estudo de campo constitui-se em algo fundamental quando trabalhamos com a educação ambiental. Para tentar buscar alternativas para esse problema fez-se necessário produzir este artigo, na tentativa de analisar a aplicabilidade do estudo de campo como alternativa sensibilizadora no âmbito escolar. Trata-se de relacionar os conteúdos trabalhados em sala com a realidade dos alunos e diagnosticar os problemas ambientais a partir da realização da aula de campo.
Na tentativa de buscar caminhos que ampliem a qualidade do processo ensino-aprendizagem no que se refere à educação ambiental. O estudo foi realizado mediante seguinte problemática: Quais as dificuldades encontradas para a aplicabilidade do estudo de campo como uma alternativa para a sensibilização no âmbito escolar?
Quando se estuda a relação entre sociedade e natureza fica difícil não usarmos uma abordagem que considere a ligação que existe entre seres humanos e o meio na qual estão inseridos. A visão que se tem é que estes ditos seres humanos vivem em outro local que não seja o meio natural. Deve se ter em mente que o ser humano faz sim parte desse meio e é sem dúvida o principal vilão sobre as alterações que vem ocorrendo no ambiente.
...