Ambientes De Marketing
Trabalho Universitário: Ambientes De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabosa • 11/10/2014 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 436 Visualizações
Ambientes de Marketing
1- Nintendo
Foi criada em setembro de 1889. No começo fabricava apenas cartões artesanais que era uma espécie de baralho do Japão, em 1960 tentou ir para outras áreas fundando, uma rede de tv, uma companhia alimentícia, e motéis; que acabaram falindo e após as olimpiadas de Toquio a venda dos baralhos caiu e quase leva a empresa a falência.
Em 1970 com a perca de mercado para novas empresas que começaram a fabricar jogos eletrônicos, como a bandai e Atari, fez com que a Nintendo entrasse nesse ramo fabricando fliperama, mas os fliperamas não emplacavam no EUA, a empresa decidiu fazer criação de games o que resultou em game de bastante sucesso criado por Shigeru Miyamoto, foi um jogo sobre um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em 1981, revelou dois personagens: o gorila-título, e Mario, que se tornaria mascote da empresa.
Após outros árcades bem sucedidos, como Donkey Kong Jr., e Mario Bros., a empresa resolveu investir num console. O Famicom (Family Computer) foi lançado no Japão em 1983, e em 1985foi lançado nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria de videojogos que tinha entrado em crash no ano de 1983, vendendo cerca de 60 milhões de consoles. Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros.,Metroid The Legend of Zelda e Kid Icarus a Nintendo consagra-se definitivamente como líder mundial e torna-se símbolo de toda uma geração. Nessa época, muitas pessoas nem mesmo usavam o termo "console", preferindo referir-se a esse tipo de aparelho simplesmente como "Nintendo".
Após a onde de sucesso com o NES foi criado em 1989 o primeiro portátil da empresa, o gameboy, que inicio a franquia de sucesso Pokemon. Com a chegada de novos concorrentes como Sega e seu Mega drive. Nintendo lançando o Super NES em 1991, as duas empresas lutaram ao longo dos anos 1990 pelo domínio do mercado dos consoles. O Mega Drive reduziria os 90-95% do mercado da Nintendo a meros 35%, mas jogos como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy garantiriam o primeiro lugar de volta à Nintendo. Em 1995 é anunciado o Nintendo 64, e a sony lançou o Playstation. Como o console da Sony usava CDs, e o Nintendo 64 mantinha os cartuchos (devido aos seus tempos de loading serem muito menores), a maioria dos fabricantes abandonou a Nintendo para trabalhar com a Sony. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 e foi superado pelo PlayStation, ficando em 3° lugar, atrás também do Sega Saturn, mas garantiu a segunda posição nos Estados Unidos.
Em 1996, foi lançado o Game Boy Pocket, versão menor do original, e os primeiros jogos de Pokémon, que garantiram vendas enormes do portátil e viraram uma enorme fonte de lucro para a empresa. Em 1998, fora lançado o Game Boy Color. Em 2001, a Nintendo lançou o sucessor do N64, o Nintendo Game Cube. O console sofreu uma dura concorrência da Sony com o PlayStation 2, e da recém-chegada Microsoft e o seu Xbox. Também em 2001 apareceu o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance, que foi logo substituído pelo Game Boy Advance SP, que revolucionou o mercado por ser o primeiro com luz de fundo (back light) própria.
Ao final de 2006, foram lançados o Wii (em 19 de Novembro nos Estados Unidos e em 2 de Dezembro no Japão) e um de seus rivais, um novo membro da velha família PlayStation, o PlayStation 3, que, junto com o Xbox 360 (lançado um ano antes), teria os mais avançados gráficos e som dos vídeo games, mas os tornando
...