Análise literária de Lucíola - Venda Nova do Imigrante
Por: jobel ferreira • 19/2/2018 • Resenha • 2.040 Palavras (9 Páginas) • 301 Visualizações
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espirito Santo
Curso Técnico em Administração
Analise literária de Lucíola
Venda Nova do Imigrante
Abril de 2016
Introdução
Escritor de vários livros como: Cinco minutos, Iracema, Mina de Prata, entre outros; José Martiniano de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829 na cidade de Messejana( onde se localiza atualmente acidade de fortaleza), Ceará, durante o Brasil império. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo e em 1854 estreou como folhetinista no Correio Mercantil.
Começou a publicar seu primeiro romance, “Cinco minutos”, em 1856; porém é com "O Guarani" que José de Alencar torna-se um escritor reconhecido pelo público e pela crítica. Após a escrita de outros romances Alencar publica “Lucíola” em 1862 que juntamente com “A pata de gazela” fecha suas três fazes de romances (os romances indianistas, os históricos, os regionalistas e os urbanistas) esta obra que relata a vida de uma cortesã do século XIX que se apaixona por um rapaz simples da cidade de Olinda. A história relata como era a vida e os “costumes” desta mulher durante seu tempo de convivência com Paulo. Todas as informações são descritas por ele em forma de cartas que deverão ser publicadas por uma senhora que não tem seu nome revelado ao decorrer da história.
Resumo da obra literária
Paulo, vindo de Olinda(Pernambuco), chega a cidade do Rio de Janeiro e logo é convido por Couto a ir a um baile na gloria, chegando lá encontrara um rosto familiar, era Lúcia, a mesma mulher que ele havia avistado no dia de sua chegada. Couto percebendo que Paulo demonstrava interesse em Lúcia, apresentou-a como era de comum naquela época.
Após um mês conturbado em sua vida social, Paulo encontra Lúcia algumas vezes na rua, mas seu encontro principal com ela foi no teatro onde Sá havia lhe contado sobre a vida de Lúcia, mesmo assim Paulo a procurou em seu camarote e confirma se ela tinha sido convidada festa na casa de Sá.
Chegando na festa tudo acontecera normalmente até por volta das duas horas da manhã, neste horário Sá pediu para Lúcia demostrar alguns quadros pendurados na parede utilizando a sensualidade de seu corpo nu. Silva ficara muito estressado com aquela situação e havia saído para fora, logo atrás de dele estava Lúcia pedindo-lhe um certo tipo de perdão para com ela. Paulo a concede o perdão e os dois dormem ali naquele mesmo local as margens da casa de Sá.
O tempo foi passando e Paulo sentia a necessidade de se aproximar de Lúcia para sentir-se melhor com sigo mesmo. Ele voltara frequentara casa da cortesã durante seus momentos tranquilos e em uma destas visitas Lúcia fez-lhe uma proposta: dar-lhe-ia apenas dois dias para que se divertir-se com os amigos e o resto dos dias deveria ficar com ela.
Após um tempo Paulo percebeu que a ideia de viver na casa de Lúcia não funcionava pois ele sentia-se impotente para com ela pois está o sustentava fazendo com que as pessoas que moravam por perto o caluniassem.
Arrependendo-se da forma se como estava vivendo acabou discutindo com Lúcia. Nesta discursão Lúcia entende que seu parceiro queria que ela arrumasse mais amantes para manter sobre nenhuma suspeita seu relacionamento com para com Lúcia. E assim ela arruma Couto como seu amante para ida ao teatro. Paulo estressado com a situação queria se precipitar e ir tirar conclusões sobre o que estava acontecendo mas durante o trajeto até Lúcia, encontrou nina que lhe mostrava a pulseira que outrora havia ele dado a Lúcia.
Com aquela situação Paulo vai à casa de Lúcia para pergunta-la o porquê que ela havia dado a pulseira a nina mas chegando lá ele a encontrou com as vestes todas rasgadas. Depois de uma conversa ela já havia tomado banho e trocado sua vestimenta mas mesmo assim negava-se deitar-se com Paulo. Após alguns dias ele estava percebendo uma mudança no comportamento de Lucia, pensava ele que ela estava sentindo um certo desgosto por ele, que ela estava deixando de o amar.
A desconfiança de Paulo aumentara mas mesmo assim ele não tinha deixado de frequentar a casa de Lúcia porem os encontros não eram mais os mesmos pois ela não o tratara como na primeira vez em ele a havia o visitado. Durante uma certa noite Lúcia quando Paulo havia visitado Lúcia estava se queixando de uma indisposição momentânea, mal sabia Paulo que Lúcia esperava um filho seu.
Algum tempo depois que ela à casa de Paulo ela o convidou para viajar para São Domingos, local onde situava-se a casa onde nasceu. Neste local Lúcia conta como foi sua infância desde o momento em que seus pais ficarão doentes e ela teve que ser prostituir para com Couto e pegar dinheiro emprestado tentado arranjar dinheiro para pagar as contas e salvar sua família que estava toda doente, mas esse ‘esforço’ de nada adiantou pois Lúcia perdera seus dois irmãos e sua mãe para aquela doença e ainda por cima foi expulsa de casa por seu que achava que ela possuía um amante e que ela deveria ir morar com ele. Lucia então e joga como na rua e vendo-se obrigada a se prostiruir para garantir o seu próprio sustento.
Após contar sua história ela decide que irá se mudar do Rio de janeiro e ir para um local menos tumultuoso mais próximo ao campo para viver lá com sua irmã Ana que estava estudando fora e que era a única lembrança de família que Maria possuía. Mas nem mesmo neste local ela teria paz, a começar quando tudo estava tranquilo com Ana e Maria e Paulo brincando e se divertindo a sós e as vezes com suas vizinhas. Até ai tudo bem mas sua má fama correra até aquele local pois certo dia uma das meninas que moravam próximas a Lúcia pediu a ela que lhe ensinasse um certo tipo de bordado mas quando Lúcia ia lhe entregar um modelo para que tivesse como base uma outra irmã chegou e jogou aquilo para o alto e disse para as outras que Lúcia era impura.
Após alguns dias passados daquela situação Lúcia não estava se sentindo bem mas dizia a Paulo que era uma leve indisposição. Neste dia eles foram a missa e logo após o almoço Paulo resolveu dar uma volta, como era de seu costume logo quando chegou à frente da casa de lúcia ela estava sentada no jardim foi ali mesmo que ela disse a Paulo que queria que ele se casa-se com Ana mas Paulo se negou
...