Analise Da Demonstrações Financeiras
Pesquisas Acadêmicas: Analise Da Demonstrações Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DrakeXD • 30/11/2014 • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
Sistema de Informação – tem como objetivo prover seus usuários com demonstrações e relatórios gerenciais de conteúdo econômico, financeiro e operacional.
São sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
Usuários da informação contábil:
1. Governo - Ao Governo interessa saber o faturamento da empresa para saber quanto serão os tributos devido pela empresa.
2. Administradores - Verificam a real situação da empresa analisando principalmente suas despesas e custos com vista a redução de gastos.
3. Fornecedores - Buscam verifica se de fato a empresa é solida. E se ele possui condições de arca com seus compromissos.
4. Banco - Busca verifica a liquidez da empresa. E sua capacidade de pagamento e seu faturamento
5. Investidores - Tem como interesse saber se a empresa é rentável, ou seja, saber seu potencial de lucro, visando recuperar no futuro os valores investidos.
Limitações Contábeis: O resultado de tais limitações é que os relatórios contábeis podem não expressar totalmente a realidade econômica da entidade. Algumas vezes, a Contabilidade fornece um retrato algo desfocado ou defasado de uma paisagem empresarial, principalmente porque seu enfoque básico continua sendo o de medir o lucro. Para isto, ela continua insubstituível instrumento. Sua maior limitação está no fato de o balanço não representar, frequentemente, o valor de mercado da empresa, já que este de fato não é seu objetivo.
Balanço Patrimonial: O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil com a finalidade de apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa.
O Balanço Patrimonial é composto por:
Ativo circulante Passivo circulante
Ativo não circulante Passivo não circulante
Realizável a longo prazo Exigível a longo prazo
Permanente Património Líquido
O BP tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo.
No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário.
No lado direito são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária.
Também no lado direito são discriminadas as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa
Sistema fechado realiza pouquíssimas ou nenhuma troca com o meio ambiente onde está inserido. Por exemplo, máquinas.
Sistema aberto está em constante troca com o ambiente ao seu redor. Por exemplo, o corpo humano.
Toda empresa é um sistema aberto.
Contabilidade e finanças
As áreas de contabilidade e finanças na empresa estão interligadas e a harmonia entre elas permite que o fluxo de recursos na empresa seja eficiente para suprir as necessidades relativas ao seu crescimento e à satisfação de seus sócios/acionistas, funcionários
...