Analise De Credito
Casos: Analise De Credito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvasantana • 4/10/2014 • 6.149 Palavras (25 Páginas) • 240 Visualizações
ANÁLISE DE CRÉDITO – O SETOR DE CRÉDITO E O COMERCIO
RESUMO
Este estudo apresenta a realidade de dois setores dentro das organizações, o crédito e o comercial. Ao contrário do que se apresenta na maioria das vezes o objeto de estudo é a “união” dos setores onde seus objetivos são os mesmos. O objetivo foi apresentar que com os setores de crédito e comercial tendo o mesmo foco, as organizações terão maior segurança em suas atividades financeiras, minimizando os riscos de suas operações comerciais e diminuindo o índice de inadimplência. Relata-se as funções dos setores, as ferramentas utilizadas pelo crédito, apresentam-se quem são os clientes, conceitos de crédito e risco e o principal, a atuação do comercial com o
crédito com o mesmo foco.
Palavras-Chave: Análise. Crédito. Comercial. Foco. Risco
1. Introdução.
análise de crédito é à base do sucesso das empresas e ajuda a reduzir inadimplências no fluxo de caixa.
Desse modo, o setor de crédito e o setor comercial têm que ter o mesmo foco, ao contrário do que acontece nas empresas, o gerente comercial deve ter conhecimento de crédito e o gerente de crédito deve ter conhecimento do negócio da empresa.
comercial tendo o mesmo foco tem-se maior sucesso nos resultados financeiros, pois a tendência do índice de inadimplência é diminuir. Portanto a idéia central desse trabalho é considerar que antes de conhecer as metas de vendas deve-se traçar as metas de crédito.
E com o setor comercial com um trabalho de metas todo comprometido, isso pode significar sérios problemas, não haverá giro de estoque, as metas de vendas não serão cumpridas, pois, faltará capital para honrar compromissos. Vendas sem análise de crédito surgirão, pois será necessário “socorrer” a situação da empresa, com isso abrem-se as portas para um novo problema, o aumento do risco dos negócios.
Observa-se o problema que surge quando crédito e comercial não possuem a mesma visão.
O presente trabalho trata-se de um tema que possui uma importância muito grande nas organizações comerciais e financeiras. O tema em questão é a análise de crédito.
Deve-se primeiro trabalhar na concessão de crédito para depois vender, com essa ordem o risco do não recebimento diminui, portanto crédito e comercial devem obedecer a essa ordem.
O começo do trabalho em equipe é designar o papel de cada um dos setores e demonstrar que um setor é dependente do sucesso do outro, quando o assunto é fornecer crédito a principal ferramenta que o setor precisa para realizar a tarefa é a “informação” e quem deve trazê-la é o pessoal do comercial.
Entra em questão que tipos de informações são essas, como e quando buscá-las qual o prazo de resposta após entrega das informações enfim ao assumir a posição de alimentar o setor de crédito com dados a respeito da carteira de clientes, o comercial cria um questionário em relação a essa nova tarefa de auxilio ao setor de crédito. Já que começa uma nova visão, começa uma nova etapa entre os setores e o crédito passa a depender do trabalho de coleta de dados do comercial em contrapartida o comercial começa a depender do trabalho do crédito para cumprir suas metas.
O objetivo desse estudo é provar que o trabalho de crédito e comercial deve ter o mesmo foco, pois através do crédito o comercial irá trabalhar mais seguro em relação aos recebimentos e suas metas terão maiores chances de serem cumpridas. Com isso a empresa passa a ter um banco de dados cada vez melhor podendo executar um trabalho de CRM (Customer Relationship Management), conhecendo cada vez mais seus clientes podendo até mesmo separá-los de acordo com uma classificação feita pela própria empresa, verifica-se que com esses objetivos que se traça o trabalho do crédito ficará cada vez mais fácil já que através do CRM a cada período de vendas que se cumprirem, os dados a serem coletados serão menores e simplesmente atualizados, e para o comercial a tendência é que sua carteira de clientes crie o habito de fornecer dados para atualização de seus cadastros.
Com a preocupação de provar que os setores de crédito e comercial têm que ter o mesmo foco, o trabalho apresentado nos traz os conceitos de crédito e risco, o que é e como efetuar o cadastro dos clientes, a diferença entre cadastro e coleta de dados para analise de crédito e quais são os dados a serem coletados.
Como tópico especial tem um capítulo sobre a ferramenta CRM, utilizada para a criação do banco de dados da carteira de clientes e para auxiliar na análise de crédito.
Apresenta-se o setor comercial com seus personagens e funções, como deve ser o
relacionamento do setor com o crédito e quem é a ligação do comercial com o crédito. Apresentam-se o setor de crédito, suas funções, suas metas e como utilizam os dados coletados na análise de crédito, como se constrói uma política de crédito, quem é a ligação do crédito com o comercial.
Finaliza-se mostrando que a base de todos os negócios e o grande responsável pela proteção do patrimônio da empresa é o crédito e que os setores de crédito e comercial terão maiores sucessos se possuírem o mesmo foco, o mesmo objetivo.
passo1-Conceituação de Crédito
Crédito significa confiança, podemos apresentar dois tipos de concessão de crédito “confiança”, conceder crédito é a cessão voluntária de um bem ou direito próprio na confiança de recebê-lo de volta; e conceder crédito bancário é a cessão (intermediação) voluntária de dinheiro, na confiança de recebê-lo de volta.
Risco significa incerteza de repagamento, você não sabe se o que foi concedido irá retornar e como retornará. Envolve prazo de pagamento, parcelas a cumprir e vários fatores que indicam o risco. Numa visão mais globalizada notificamos alguns riscos.
Risco País mede-se a capacidade de ação e reação às influencias externas, isso com a ampliação da carteira de clientes diretamente relacionados à exportação
...