Analogia Jc Confeccoes
Artigos Científicos: Analogia Jc Confeccoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhoow_souza • 17/11/2014 • 1.713 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
ANALOGIA
Seguindo os princípios da escola clássica da administração, Taylor considerado pai da administração científica, com seu vasto conhecimento e experiência nas linhas de produção das fábricas, foi um dos primeiros a destacar a necessidade racionalizar o tempo e a divisão de trabalho industrial, para que se aumentasse a eficiência nas organizações. Seguindo os principais pontos de sua teoria que são: Acreditar em si mesmo baseando-se e princípios, divisão de trabalho em diferentes etapas das atividades, divisão de autoridade e responsabilidade através de um planejamento eficaz, assim direcionando as tarefas de trabalho e qualificando os funcionários por meio de palestras e cursos técnicos. O que atualmente não é o caso da empresa JC Confecções, já que a empresa é totalmente desorganizada, sem divisão de tarefas, não existe nenhum tipo de planejamento, ou seja, se encontra em uma situação de total desordem.
As atividades deveriam ser coordenadas por um supervisor, que manteria a organização e eficiência dos colaboradores, a qual até o presente momento não existe, já que o proprietário que cuida desse setor não tem experiência suficiente para administrá-lo com eficiência.
Fayol, porém tinha uma visão diferente, do todo sobre administração ele cuidava mais do setor que envolvia toda a parte administrativa, ex: RH, finanças e etc. Os estudos dos dois já se completavam já que Taylor estudava as técnicas de produção, e Fayol estudava sobre toda a parte burocrática. Fayol entendia que a melhor forma para se lidar com o setor administrativo era ter um planejamento eficaz, ser organizado, saber comandar, coordenar, controlar finanças, produção e distribuição dos produtos.
Estabelecer metas, definir diretrizes, atribuir responsabilidades as todas as equipes de trabalhadores, de acordo com ele, uma boa empresa começa com a excelente controle gerencial. A empresa JC confecções está em péssimas condições administrativas, já que o proprietário que cuida desse setor é inexperiente, contrariando todas as observações de Fayol para que se mantenha a empresa em boas condições de funcionamento.
Observando os estudos de Taylor e Fayol, pode se dizer que alguns dos possíveis motivos para a falta de interesse dos colaboradores são a falta de motivação, não ter uma definição de cargo e hierarquia de poder, já que os proprietários e também chefes da empresa não tem mais voz de comando sobre os seus funcionários e os funcionários não tem uma profissão/cargo específico, não existe um setor de RH que cuide do bem estar dos colaboradores, e também os mesmos até o presente momento não enxergavam condições e melhorias para a empresa.
Princípios da divisão de Trabalho.
Seguindo os princípios da divisão de trabalho de Taylor, vemos que a empresa JC Confecções terá uma melhoria econômica, reduzindo custos por meio da qualificação da mão de obra; já que a empresa não tem seguido algumas regras de divisão de trabalho, tanto na produção operacional, quanto no setor de Recursos Humanos.
O Processo é simples, mas exigirá disciplina e boa vontade dos funcionários. Dentro do processo administrativo os pontos chaves devem ser seguidos minuciosamente, para que assim a divisão de trabalho possa ser efetuada com sucesso e a empresa reestruturada da melhor forma. A empresa de consultoria Consulter’s, foi contratada para prestar seus serviços á empresa JC Confecções, que passa por dificuldade, já que os proprietários, que também fazem parte do quadro de funcionários, não tem experiência no ramo administrativo, e por esse motivo, estão com a empresa mal organizada, e passando por problemas, que se dão devido à falta de controle dos processos, e cargos que cada colaborador deveria exercer. De acordo com Henry Fayol, Francês, o proprietário José deveria obter uma visão mais ampla da sua empresa, onde ele consiga organiza-la em questão de cargos, salários, cooperação para que se possam obter melhores resultados. Já o americano Frederick Taylor, Tem teorias que ajudariam Carlos, responsável pela parte Produção, de que ele deveria obter o máximo de informações possíveis para que se possam organizar os funcionários, entrando em um consenso com o proprietário José. E para que se possa atingir um grau mais elevado de qualidade e minimizar o tempo na linha de produção, onde eles serão mais eficientes, e reduziram custos de produção; Já que na produção, tempo é dinheiro.
Vemos que a Empresa JC Confecções até o momento não estava trabalhando com um planejamento, não tinha metas significativas, somente funcionários externos para vendas, o que acabava sendo um pouco mais difícil de supervisioná-los e os sócios simplesmente se contentavam com vendas por terceiros. Mas explicamos a importância de uma equipe de vendas interna; de como suas vendas e seus lucros poderiam ir muito além. E esclarecemos que só com um planejamento e com uma hierarquização a empresa poderia ser reestruturada. No setor de Recursos Humanos, as coisas iam bem porque José coordenava sua equipe, e já que não era um setor muito grande, ele com duas outras funcionárias davam conta da parte de Finanças, Departamento Pessoal e contas a pagar e receber. Havia também gastos com a compra de matéria prima desnecessária. Tudo isso acarretou a crise pela qual a empresa passa no momento. Para ajudá-los podemos realizar reuniões e treinamentos específicos.
Tudo começa com um planejamento eficaz (dos lideres e superiores) e metas reais com visão do futuro. Isso ajudará a equipe de vendas a dar início a esse processo, pois nada começa sem que antes tenhamos as vendas. Como entradas do funcionamento de uma empresa temos: pessoas/informações/cultura > tempo e talentos. Essas pessoas dão inicio ao processo; então iremos à organização que faz a parte operacional onde é feito todo o processo de confecção de produtos. O maior dos gastos estava vindo da fábrica, já que os funcionários não tinham um cargo fixo; havendo então muito estoque desnecessário em alguns setores. A produção não estava viável e o fluxo de caixa estava sendo usado de forma irregular. Então Carlos teria que assumir uma postura de líder e delegar funções e cargos específicos para os funcionários. Seria necessário qualificar seus funcionários para que não desperdiçassem matéria prima, ou, por inexperiência e sem consciência, “roubassem seus patrões” devido ao desperdício de tempo, material e recursos produtivos. Outro ponto importante é a existência de uma hierarquização para delegar autoridade. Autoridade é o direito de dar ordens e esperar obediência dos colaboradores. Ter ordem e responsabilidade dentro da fabrica e do processo de produção
...