Antigo Prédio de Referência em Guarulhos
Por: Kaah2225 • 15/9/2015 • Projeto de pesquisa • 712 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
Sanatório Padre Bento de Guarulhos
[pic 1]
[pic 2]
Antigo prédio de referência em Guarulhos
São Paulo adota nos anos 30 o isolamento em massa como método de evitar a propagação de pessoas com lepra e tuberculose, as pessoas eram capturadas em suas casas e internadas à força, São Paulo foi o único Estado no Brasil que adotou o isolamento em grande escala, investindo muito na construção de asilos, a partir da década de 20.
O primeiro asilo-colônia foi construído em Guapira no Jaçanã (SP), hoje hospital São Luiz Gonzaga.”Descumprindo decreto em 1963, que proibia a internação compulsória São Paulo continuou prendendo durante mais cinco anos, portadores da doença a mão armada.”
Além do isolamento do mundo devido à distância, censura de correspondências, muros e cercas, o portador da doença vivia em dupla separação, também dentro de asilos: os doentes dos não doentes.. O trabalho de enfermagem era feito pelos próprios pacientes. Os técnicos em enfermagem começaram a aparecer somente nos anos 60. E nos palatários- locais específicos de visitação- os hansenianos eram separados por cercas de arame num corredor de aproximadamente, um metro e meio de distância de suas famílias,
O Complexo Hospitalar São Paulo, inaugurado no dia 5 de Junho de 1931, foi uma casa de saúde para doentes mentais.
Adquirido pelo Governo do Estado no mesmo ano, transformou-se em Sanatório Padre Bento, entre os bairros Jardim Tranquilidade e Gopoúva, na zona Oeste de Gurarulhos, onde moradores da região acreditavam que o lugar é mal assombrado.
Havia muita injustiça e principalmente; preconceito por parte dos próprios médicos que abriam as portas do local a chutes, para não tocarem nas maçanetas com medo de contágio, pois na época ainda não havia cura para a doença.
O teatro existe a mais de 70 anos, construído nas dependências do Sanatório, foi projetado pelo engenheiro Francisco Palma Travassos, que apresentou o projeto aos pacientes que também trabalharam na construção do prédio e funcionou exclusivamente para todos os internos. Foi usado como cinema , teatro amador , ambiente para festas e atividades de cultura e lazer. Recentemente restaurado pela Prefeitura de Guarulhos, era mantida por meio de contribuições e donativos dos próprios internos e de seus familiares, além de empresas e da sociedade paulista.
Com o fim do Sanatório o Teatro Padre Bento foi incorporado à cidade de Guarulhos, transformando-se em cinema dos bairros Gopoúva e Jardim Tranquilidade . O local foi de grande influência para a convivência e humanização daquelas pessoas, que encontravam uma alternativa de reinventar novas formas de viver.
[pic 3]
Hoje o Sanatório Padre Bento não existe mais. Deu lugar ao Complexo Hospitalar Padre Bento que na década de 80 ampliou seu atendimento para outras doenças, como hospital Geral- e como todo hospital público enfrenta problemas com a falta de verba.
...