TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia: A Linguagem como Produto e Condição da Cultura

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.271 Palavras (18 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O presente trabalho enquadra – se na Cadeira de Antropológica linguística e tem como tema “A Linguagem como Produto e Condição da Cultura” na visão Boas, Sapir e Whorf.

Antropologia linguística como ramo da antropologia geral dedica – se ao estudo da linguagem como um sistema ou uma prática cultural. Ela assume a faculdade da linguagem humana é cognitiva e uma realização social que fornece as ferramentas intelectuais para pensar e agir no mundo.

Na visão de Boas, a língua é uma importante ferramenta para o estudo da cultura, especialmente porque as categorias e regras de linguagem são largamente inconsciente e, portanto, não sujeito a racionalizações secundárias.

Sapir dá ênfase e sua preferência assenta no método histórico e descritivo da linguística e defendeu separar da nova linguística da década de 1960, para linguistas antropológicas, porque para ele parecia mais comprometidos com a teoria linguística do que a línguas, e de facto desvalorizando a descrição gramatical.

Enquanto Whorf desenvolveu no seu quadro conceptual próprio, que incluía a distinção entre o categorias, gramaticais e uma importante ferramenta analítica para compreender que tipos de distinções categóricas alto-falantes são sensíveis a questão.

O objectivo deste trabalho é trazer átona, o conhecimento sobre a linguagem como Produto e Condição da Cultura e tem como metodologia a consulta bibliográfica das várias obras da Antropologia Linguística recomendadas e encontradas nas diversas bibliotecas da cidade.

A Linguagem como Produto e Condição da Cultura

Antropologia

Etimologicamente a antropologia vem do termo: Antrophos, palavra grega que significa “Homem” e lógia outro vocábulo helénico que significa estudo ou ciência. Logo, antropologia é ciência do Homem.

Segundo Haviland apud BATALHA (2004:13) “Antropologia é o estudo da humanidade em toda a parte e através do tempo, feito com a intenção de produzir conhecimento fiável sobre as populações humanas e o seu comportamento, tendo em conta o que as torna simultaneamente iguais e diferentes”.

A antropologia é definida como estudo do homem e de seus trabalhos que inclui o estudo das origens do homem a classificacao das suas variedades e investigacao da vida dod chamados povos primitivos.

Idem (2004:20) “a Antropologia é uma ciência que estuda as sociedades como sistemas morais e não como sistemas naturais, isto é, está mais interessada no desenho do que no processo, procurando padrões e não leis científicas, interpretando mais do que explicando”.

O que caracteriza antropologia como disciplina cientifica não é apenas objecto material mas objecto formal. No entanto o que a distingue das demais ciencias sociais e humanas é o objectivo que nutre de estudar o Homem como um todo (um ser biologico e cultural).

Antropologia linguística

Segundo Batalha (2004:31, “Antropologia Linguística é um ramo da antropologia geral que estuda a língua como meio de codificação e transmissão da cultura, na sua diversidade, origem e evolução”.

Esta Antropologia linguística dedica-se ao estudo da origem e evolução da língua, o qual pode fornecer elementos importantes quanto à evolução e transformação de outros elementos culturais, assim como das estruturas e relações sociais.

O grupo vê a Antropologia linguística como sendo um ramo interdisciplinar dedicado ao estudo da linguagem como um sistema ou uma prática cultural. Ele assume a faculdade da linguagem humana é cognitiva e uma realização social que fornece as ferramentas intelectuais para pensar e agir no mundo.

Objecto de estudo

O objecto de estudo da antropologia linguística é a própria língua, sua origem, evolução e sua diversidade.

Segundo KOENKER (2000:56), “o estudo da antropologia linguística deve ser feito por documentação detalhada sobre o que se diz e como eles se envolvem em actividades sociais diárias. Esta documentação se baseia em observação participante através da gravação audiovisual, anotadas, transcrição, e entrevistas com os participantes”.

Método da antropologia linguística

DURANTI apud FOLEY (1997), “As suas principais áreas de interesse têm mudado ao longo dos anos, a partir de um interesse quase exclusivo na documentação das gramáticas de línguas indígenas para a análise dos usos da conversa em interacção quotidiana e ao longo do tempo de vida”.

Franz Boas estabelece uma tradição holística nos EUA, no início do século XX, nessa altura a antropologia era concebida em quatro vertentes:

 Arqueologia,

 Física ou biológico

 Antropologia linguística ou linguística antropologia, e

 Etnologia ou antropologia sociocultural.

O processo de investigação antropológica obedece a um modo de abordagem de problemas sócio – culturais e as suas respostas, assim a antropologia linguística usa o método etnográfico ou o trabalho de campo através da técnica de investigação – a observação participante.

Segundo VELASCO & DIAS apud MARTINEZ (2009:29), “trabalho de campo é um método de investigação sócio cultural, um conjunto de procedimentos e regras para produzir e organizar conhecimentos”.

Neste aspecto, Antropologia linguística vai ao terreno observar, analisar, verificar como realmente a língua é falada. A observação participante é co-participação consciente e sistemática, tanto quanto as circunstancias permitirem, nas actividades comuns de um grupo de pessoas e, se necessário nos seus interesses, sentimentos e emoções. O propósito deste método é obter dados sobre o comportamento através de contacto direito e em situações específicas.

Origem e desenvolvimento da Antropologia Linguística segundo os postulados de Boas, Sapir e Whorf.

Antropologia linguística surgiu, inicialmente, da necessidade que os antropólogos tiveram de aprender as línguas dos povos que estudavam. Foi realmente importante o estudo da linguística empreendido pelos antropólogos, pois trouxeram a superfície muitas línguas ainda desconhecidas pelos filólogos.

Batalha analisa antropologia linguística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com