Análise Custo/Volume/Lucro
Ensaios: Análise Custo/Volume/Lucro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SUZI02 • 14/5/2014 • 3.361 Palavras (14 Páginas) • 1.385 Visualizações
NOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina
Artigo:
Análise Custo/Volume/Lucro
VIDEIRA SC – AGOSTO/2012
RESUMO
Este artigo relata o estudo da Análise de Custos/Volume/Lucro com exemplo de uma empresa de produção de pizzas.
Também são demonstrados as Margens de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o processo de planejamento empresarial envolve a seleção de objetivos, bem como a definição dos meios para atingir tais objetivos.
Neste sentido, cabe assinalar que a maximização dos lucros constitui o objetivo mais relevante e clássico de qualquer organização empresarial com fins de lucro. Contudo, o lucro é uma variável-resultado, ou seja, é a conseqüência final da gestão empresarial, para qual concorrem muitas outras variáveis tais como receitas, custos, despesas, volume ou nível de atividade etc.
Por esta razão, para a alta administração das organizações empresariais, é de vital importância dispor de uma técnica de análise que permita estudar os inter-relacionamentos entre as variáveis acima mencionadas, bem como a influência das mesmas em relação ao lucro.
Tal técnica existe e é conhecida como Análise de Custo-Volume-Lucro (ACVL).
DESENVOLVIMENTO
Análise de Custo-Volume-Lucro (ACVL)
As diversas decisões gerenciais requerem a análise atenta do comportamento de custos e lucros em função das expectativas do volume de vendas. No curto prazo, a maioria dos custos e preços dos produtos da empresa, podem, em geral, serem determinados. A principal incerteza não está
relacionada com custos e preços dos produtos, mas com a quantidade que irá ser vendida. A ACVL aponta os efeitos das mudanças nos volumes de vendas na lucratividade da organização.
A ACVL é uma das mais básicas ferramentas de avaliação utilizadas pelos gerentes. Esta análise examina o comportamento das receitas e custos totais, dos resultados das operações decorrentes de mudanças ocorridas nos níveis de saídas (vendas), de preços de venda, custos variáveis por unidade ou custos fixos. Em geral, os administra-dores usam esta análise como uma ferramenta para ajudá-los a responder questões que envolvam expectativas quanto ao que acontecerá com o lucro se houverem modificações nos preços de venda, nos custos e no volume vendido.
A ACVL abrange os conceitos de Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança.
Um dos conceitos de Margem de Contribuição, é que ele representa o valor com que cada unidade de um produto fabricado e comercializado contribui para cobrir os custos de operação (fixos) da empresa. Obtém-se, portanto, a Margem de Contribuição pela dedução dos custos diretos (ou variáveis) do valor de venda.
Pode ser dividido em:
* Margem de contribuição Total (MC): diferença entre a receita de vendas (R) e os custos variáveis (V). A margem de contribuição deve ser superior aos custos fixos para que a empresa possa estar operando com lucro. MC = R – CV
* Margem de contribuição unitária (Mcu): diferença entre o preço de venda do produto (p) e os custo variável unitário (v). Representa quanto cada unidade
adicional de um produto que é vendido pela empresa contribui para o aumento no lucro. Simbolicamente: Mcu = p –v.
* Taxa da Margem de contribuição: representa a relação entre a margem de contribuição e as receitas de vendas isto é:
% MC = MC/R
% MC = Mcu/p
Quanto ao Ponto de Equilíbrio, este é definido como o nível de atividade no qual o valor das vendas totais iguala os custos totais e a entidade não forma lucros nem sofre prejuízos. O Ponto de Equilíbrio é, portanto, o volume de operações que gera crédito nulo. Assim, a análise do ponto de equilíbrio é uma parte da ACVL e determina o nível de vendas em que os custos serão iguais às receitas.
A análise poderá responder a questões como:
* Qual o volume de vendas exigido para o ponto de equilíbrio?
* Qual o nível de vendas para obter determinado lucro desejado?
* Qual o lucro que pode ser esperado para um dado nível de vendas?
* Como a mudança no preço de vendas, nos custos variáveis, nos custos fixos ou na quantidade irá afetar os lucros?
Além dos conceitos de custos fixos e de custos variáveis, é preciso conhecer os seguintes conceitos:
O ponto de equilíbrio representa a quantidade que a empresa deve vender para ter um lucro igual a zero. A análise do ponto de equilíbrio pode ser feita por meio da expressão matemática ou por meios gráficos. Sua expressão encontra-se baseada nos conceitos, desenvolvidos anteriormente, de custos variáveis e fixos e variações desses custos a mudanças no volume de atividades.
Em relação à Margem de Segurança, este
consiste no excedente das vendas da empresa sobre as vendas no ponto de equilíbrio. Conseqüentemente, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa.
A ACVL está baseada numa série de supostos simplificadores, dentre os quais cabe mencionar os seguintes:
a) Os preços de venda permanecerão constantes para qualquer nível de atividade ou, em outras palavras, não há interdependência entre o preço unitário e o volume de produção. Este suposto garante que a receita será uma função linear, que dependerá apenas do volume de vendas e, conseqüentemente, poderá ser representada, grafica-mente, por uma reta.
b) Todos os custos e despesas podem ser decompostos em uma parte fixa e outra variável ou, em outras palavras, qualquer custo e/ou despesa poderá ser classificado como custo ou despesa variável, ou como custo ou despesa fixo. Este suposto inclui
...