Análise Das Demonstrações Contábeis
Exames: Análise Das Demonstrações Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucinarasilva • 11/12/2014 • 9.593 Palavras (39 Páginas) • 207 Visualizações
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Breve Histórico
A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje seu principal usuário. Seu início ocorreu no século passado, quando os banqueiros americanos passaram a solicitar os balanços das empresas tomadoras de empréstimos com a finalidade de reduzir a inadimplência. No Brasil até 1968, a Análise de Balanços era ainda um instrumento pouco utilizado na prática. foi criada nesse ano, a SERASA, empresa que passou a operar como central de Análise de Balanços de bancos comerciais e com isso sua aplicabilidade e importância ganharam uma maior relevância.
A Análise das Demonstrações Contábeis, conhecida como Análise das Demonstrações Financeiras ou Análise de Balanços, desenvolveu-se ainda mais com o surgimento dos Bancos Governamentais bastante interessados na situação Econômica e Financeira das empresas.
CONCEITO, OBJETIVOS, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE.
Conceito
A análise de balanços constitui-se num processo de medição sobre os demonstrativos contábeis, objetivando uma avaliação da situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros.
Segundo Savytzky (1987, p.29), a Análise de Balanços “consiste no exame isolado das contas, na comparação de grupos de contas entre si ou sem relação ao todo”.
Objetivos
O objetivo geral da Análise de Balanços é extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões, observando e confrontando os elementos patrimoniais e os
resultados das operações, visando o conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da
situação atual e, também, a servir de ponto de partida para delinear o comportamento futuro da empresa.
Pode-se, ainda, citar como objetivos das Análises de Balanços:
1. avaliação da capacidade de amortização da empresa;
2. avaliação da situação financeira da empresa, a curto e a longo prazo, determinando-se as causas, os efeitos e as perspectivas;
3. análise da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;
4. avaliação da rentabilidade do capital investido proveniente dos proprietários da empresa e de terceiros.
Para que a análise ocorra de forma satisfatória, o analista deverá ter conhecimento a respeito das operações da empresa analisada, conhecimento este que se estende à política administrativa em todos seus aspectos, internos e externos.
Análise interna – quando o analista está vinculado diretamente à empresa analisada, tendo objetivos específicos, tais como: controle operacional, avaliação de desempenho, projetos de expansão, etc.
Análise externa – quando o analista está vinculado à outra pessoa ou entidade interessada nos negócios da empresa a ser analisada. Finalidades específicas: concessão de crédito ou financiamento, incorporações, fusões, compra e venda de ações em bolsa de valores ou mercado de balcão, aquisição de controle acionário.
Importância
Na contabilidade, a preocupação básica é o registro das operações, tendo como produto final às demonstrações financeiras.
O analista de balanços preocupa-se com as demonstrações financeiras, que precisam ser transformadas em informações que permitam a empresa concluir a sua real situação patrimonial, financeira e econômica.
Finalidade
A principal finalidade de uma Análise de Balanços é determinar quais são os pontos críticos da empresa, apresentando um esboço das prioridades para a solução de seus problemas.
A análise de balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões.
As demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir.
As demonstrações financeiras mostram, por exemplo, que a empresa tem $ “X” milhares de dívida. Isto é um dado. A conclusão de que a dívida é excessiva ou é normal, de que a empresa pode ou não pagá-la é informação. O objetivo da análise de balanço é produzir informações.
Os produtos da análise das demonstrações financeiras são relatórios escritos em linguagem corrente. Na medida do possível, recomenda-se o uso de gráficos como auxiliares para simplificar as conclusões mais complexas. Ao contrário das demonstrações financeiras, os relatórios de análise devem ser elaborados como se fossem dirigidos a leigos, ainda que não o sejam.
Aspectos Básicos
A análise das demonstrações financeiras visa fundamentalmente ao estudo do desempenho
econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, em conseqüência, sua posição atual, e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências futuras.
Apesar da existência de alguns critérios sofisticados, o uso de índices constitui-se na técnica mais comumente empregada nesse estudo. No entanto, algumas precauções devem ser tomadas. Inicialmente, aponta-se que um simples índice, isolado de outros complementares ou que ilustram a causa de seu comportamento, não fornece elementos suficientes para uma conclusão satisfatória. Um índice isolado, na realidade, dificilmente contribui para uma conclusão satisfatória. Ressalta-se também que, mesmo que se tenha mensurado um conjunto de índices complementares, é necessário efetuar uma comparação temporal e setorial. A comparação temporal envolve conhecer a evolução desses indicadores nos últimos anos como forma de se avaliar, de maneira dinâmica, o desempenho da empresa e as tendências que servem de base para um estudo prospectivo. A comparação setorial é desenvolvida através de um confronto entre os resultados da empresa em análise com os seus principais concorrentes e, também, com as médias de mercado e de seu setor de atividade. Para esse estudo são utilizados,
...