Análise De Investimento
Projeto de pesquisa: Análise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nmcordeiro • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 3.404 Palavras (14 Páginas) • 143 Visualizações
Introdução
Hoje, em um mundo tão globalizado, há cada vez mais a necessidade de se analisar muito onde pretende aplicar seu dinheiro, pois, com tanta concorrência, a probabilidade de não se obter o retorno desejado em um investimento aumenta muito.
Empresários e investidores muitas vezes não planejam ou não fazem uma boa análise, sobre onde, quando e quanto de seu capital investir, assim, com o intuito de aumentar o retorno da atividade ou, investirem em novas atividades, acabam realizando investimentos em áreas que não são necessárias a realização do mesmo, ou investem em áreas em que não possuem conhecimento. Assim, em grande parte das vezes, o retorno desejado não é alcançado, ou demora um tempo maior do que o esperado para ser obtido.
Para que este investimento seja feito de forma mais sensata e com maiores chances de se obter o retorno estimado, pode-se utilizar ferramentas de apoio a decisão- SAD para orientar e direcionar o empresário a tomar as decisões mais sensatas com relação ao investimento que maximizara em menos tempo e com mais segurança seu capital.
Então a partir desta conclusão, podemos notar como a analise de investimento é importante e como pode refletir o retorno ou o prejuízo em um investimento mal elaborado, auxiliando assim o administrador ou proprietário a decidir sobre investir ou não e sobre qual será a melhor alternativa.
ETAPA 1
A empresa será especializada na customização de sapatos. Quando o cliente chega a loja é bem recepcionado e o atendimento garante que ele saia satisfeito. Para maior satisfação do público a empresa desenhará para o cliente o seu sapato ideal e garante que ele seja feito com o material desejado. A customização de sapatos é um diferencial e agrega maior valor ao produto, mas nem por isso, o público será só classe alta. O segredo do sucesso da empresa estará no atendimento, no diferencial da customização, na rapidez da entrega do produto, e nos materiais de qualidade utilizados. Os sapatos são produzidos de acordo com o desejo do cliente, que ao chegar a loja dita as características que gostaria de ter em seu sapato. Em seguida o atendente da loja desenha o sapato em um software e apresenta ao cliente. Após a aprovação, o design do sapato é elaborado em um prazo de 5 dias o cliente já pode retirar o seu sapato customizado na loja.
TIPOS DE INVESTIMENTO
A renda fixa é um tipo de investimento em títulos emitidos pelo governo ou empresas, títulos públicos, CDB e debêntures, que pagam uma taxa de juros. Já os de renda variável, no caso das ações, distribuem seus resultados na forma de dividendos (a participação dos lucros da empresa).
Tipos de investimentos mais comuns no mercado:
Poupança - o mais conservador deles. Trata-se de um depósito que é remunerado hoje pela taxa de 6% ao ano mais a variação da taxa referencial, TR. Vale lembrar que esta aplicação é isenta de Imposto de Renda.
Ações - é como se fosse um pedacinho de uma empresa que você se torna sócio. Trata-se de um valor mobiliário de renda variável, emitido pelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela distribuição dos seus lucros. Não existe um valor mínimo para investir, isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar. Para os iniciantes, uma boa pedida é participar do clube de investimento - várias pessoas contribuem com uma pequena quantia e acumulam mais recursos para investir.
Fundos de Investimento - é uma forma de investimento coletivo. Há várias classes de fundos, desde os mais conservadores que aplicam apenas em renda fixa, até os mais agressivos, que operam em vários mercados ao mesmo tempo.
CDB - título de renda fixa emitido por bancos que rende taxas de juros.
Debênture - valor imobiliário de renda fixa, emitidos pelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela taxa de juros fixada e pela variação de seu preço.
ETAPA 2
VIABILIDADE ECONÔMICA
A ênfase dada aos fluxos de caixa de um orçamento de capital está associada à realização de um projeto, que são chamados de fluxos de caixa relevantes. Ao analisar um projeto de investimentos, o analista financeiro deve apenas preocupar-se com estes fluxos.
Os Principais Componentes do Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa de qualquer projeto, que possua padrão convencional, pode incluir quatro componentes básicos:
1. Investimento inicial: É a saída de caixa relevante que ocorre devido à compra dos ativos no início do projeto. Os ativos podem ser tangíveis ou intangíveis e estes estão associados ao projeto proposto;
2. Entradas de caixa operacionais: As receitas operacionais incrementais, ou seja, àqueles que se esperam obter como resultado do investimento ao longo de sua vida útil. São decorrentes da venda do produto ou da prestação do serviço;
3. As despesas operacionais: São os custos necessários ao funcionamento normal do que esteja previsto no projeto em cada período;
4. Fluxo de caixa residual: É o fluxo de caixa não-operacional, após o imposto de renda, que ocorre no final do projeto, em geral decorrente da liquidação do projeto.
INVESTIMENTO INICIAL
DISCRIMINAÇÃO | ORÇAMENTO | Qt |$ Unit |$ Total |
1 - Projetos
1.1................. 0,00
2 - Obras civis
2.1................. 0,00 | 0,00
3 - Maquinas e equipamentos
3.1 - Importadas 0,00
3.2 - Nacionais 5 |5.390 |26.950,00 | 0,00
4 - Instalações
4.1 - Imóveis |1 |19.500 |19.500,00 |0,00 |
5
...