Análise De Investimento
Artigo: Análise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilian04 • 15/9/2014 • 3.860 Palavras (16 Páginas) • 211 Visualizações
Análise de Investimentos
Fabriele da Graça Gouveia 4546884183
Lílian de Souza Nascimento Leite 4311788891
Maria Valdirene Santos Monteiro 4502622630
Marlon Casco de Andrade 5730180912
Viviane Ribeiro 3813658710
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Profa. Me.Jefferson Dias
São José dos Campos, SP
22 Abril 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
TIPOS DE INVESTIMENTOS 3
ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 6
METODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS ..8
EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANALISE DE INVESTIMENTOS 11
IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO 13
ANALISE DE RISCOS DO PROJETO 14
ANALISE DE SENSIBILIDADE...................................................................................15
CONCLUSÃO................................................................................................................. 16
REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA.................................................................................17
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos desenvolver um projeto de investimento que seja viável e rentável, que garanta a perpetuidade do investimento.
Será demonstrado de forma simples os pontos positivos e relevantes do empreendimento, para assegurar o máximo a estratégia de mercado e suas mutações.
Durante o desenvolvimento do projeto será notada a simplicidade pelo pequeno mix de produtos comercializados, optando pela tributação Simples Nacional, e pelo fato do comercio ser de pequeno porte, o leva o modelo de negocio diminuir ainda mais seus gastos. Esse modelo simples de negocio tem como objetivo demonstrar a importância da analise de investimentos antes de todo e qualquer investimento.
Contando que e as analises bem feitas podem indicar um verdadeiro potencial no tipo/ modelo de investimento escolhido.
TIPOS DE INVESTIMENTOS
É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.
O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.
Mas não é por acaso que tantas circunstanciam são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT- Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:
1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mas sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.
2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.
3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.
Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.
É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:
1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.
2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.
O investimento pelo qual o grupo optou foi uma loja de roupas de banho com um investimento inicial de R$ 52.815,00, localizada na praia, pelo fato da praia ter um público formado por muitas pessoas e turistas, formando um segmento de consumidores com grande potencial de consumo, e especialmente no caso dos turistas há, possivelmente, um maior potencial de compra tornando o local da loja estratégico para vendas.
Um dos pontos positivos em relação à abertura do estabelecimento comercial é a praticidade que oferece ao seu público-alvo.
A
...