Análise De Investimentos
Pesquisas Acadêmicas: Análise De Investimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglasm2000 • 1/12/2014 • 4.059 Palavras (17 Páginas) • 195 Visualizações
Sumário
Introdução ..........................................................................................................OUTROS TÓPICOS QUE FORAM COLOCADOS NO TRABALHO
Considerações finais.....................................................................................
Referências bibliográficas..................................................................................
1. Introdução
Com este trabalho iremos conhecer os tipos de investimentos saber como é a rentabilidade de cada um deles e visualizaremos as oportunidades de negócios. Conheceremos todos os elementos necessários para efetuar o cálculo de viabilidade econômica. E teremos todos os elementos necessários para a decisão a respeito da viabilidade de nosso projeto se ele poderá ser aceito ou não.
Considerações finais
A viabilidade de projetos de investimentos tem sido uma preocupação constante do empresário. A análise de Nenhuma empresa ou organização pode assumir riscos que não tenha condições de “bancar” ou que porventura afetem o negócio. Conhecer os tipos de riscos e projetados no tempo é indispensável para evitar situações adversas no futuro. A tendência do investimento no Brasil, devido à resposta da onda de expansão e deslocamento da economia, aponta para expectativas de crescimento. Atualmente, a necessidade das organizações de buscarem tecnologia e inovação, a fim de obterem vantagens competitivas, induz os empresários a buscarem recursos para financiar seus projetos. Para este fim, as Instituições Financeiras exigem a apresentação dos projetos de investimentos e, através dos métodos de análises existentes, avaliam a sua viabilidade. O interesse da instituição financeira em participar do projeto fica evidenciado mediante a concessão do financiamento, ou não. Um projeto bem elaborado faz com que a tomada de decisão seja menos arriscada.
Referências bibliográficas
PLT - ANALISE DE INVESTIMENTOS
–
AUTOR: RODOLFO LEANDRO DE FARIA OLIVOwww.carlosmartins.com.brwww.receita.fazenda.gov.br
CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstração dos fluxos de caixa. São Paulo: Atlas, 1999.MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
Etapa Nº 1
Aula Tema: Os Tipos de Investimentos
Passo 1:
Pesquisa e análise sobre os Tipos de Investimentos. Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.
a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infraestrutura como estradas, hospitais, escolas, dentre outros.
b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, entre outros.
c) Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil. A importância de investir para crescer.
Considerando o momento econômico mundial que atravessamos, no qual percebemos a luta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento pode parecer, a princípio, contradição eutopia. No entanto, destacamos o fato de que se não houver a preocupação de crescer,quando do direcionamento das ações operacionais e estratégicas em qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo e competindo em algum nicho de mercado.
Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento,diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc.Os Investimentos também são fundamentais para as organizações.
Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:
1) Expansão das organizações: as organizações, principalmente as privadas tem como objetivos crescer, expandir seu marcado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. Caso contrário nenhum investidor irá se interessar em investir na empresa.
2) Reposição de capital: a organizações, mesmo que não estejam em expansão, precisam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos. Caso não for feito esse reposição as maquinas e equipamentos não serão, mas tão eficientes, e o terá como consequência produtos mais caros e de baixa qualidade, que poderá afetar a sobrevivência da empresa. Análise de Investimentos O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para isso, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.A Análise de Investimento no Contexto Estratégico das Organizações.
Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir seus objetivos. Por exemplos, muitas empresas fazem orçamentos empresariais, que são ferramentas de planejamento e controle nas quais se projetam receitas, custos e despesas, estimando os resultados futuros
...