Análise De Investimentos
Casos: Análise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 951753852654 • 21/7/2013 • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 445 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
ADMINISTRAÇÃO
5º SEMESTRE/TURMA B
DANIELI DA SILVA AMORIM - RA: 2504019145
SABRINA GLAESER DA SILVA - RA: 1187411079
THOMAS MARTINS LOPES - RA: 4551860334
GILIANE MOELO DAS NEVES - RA: 2504092028
ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA DO PROJETO PROPOSTO
Análise de Investimentos
Prof.ª Paola Braga
RIO GRANDE, JUNHO DE 2013.
Introdução
Investimento é todo o capital desprendido no desejo de se obter lucro. Qualquer ato ou ação que implique renunciar recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro (Olivo, Rodolfo Leandro de Faria).
A análise econômica financeira de investimentos é uma importante ferramenta de auxílio aos gestores, pois tende a evidenciar os prós e contras de um determinado projeto, tanto no presente, quanto em projeções futuras, ajudando-os nas tomadas de decisões.
O principal objetivo deste estudo é demonstrar a importância da análise econômica financeira de investimentos, aplicando três métodos: TIR (Taxa Interna de Retorno), Valor Presente Líquido (VPL) e Período de Retorno de Capital (Payback) na Fábrica de Cerveja e verificar se o investimento é viável ou não, e por fim expor nossas conclusões.
1. Análise Econômica Financeira dos Investimentos
A análise de investimento tem o propósito de estudar todo o capital investido em um determinado projeto e mapear os seus resultados futuros.
Assaf Neto (2009) diz que os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que levam em conta o valor do dinheiro no tempo e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado. Em razão do maior rigor conceitual e da importância para as decisões de longo prazo, dá-se atenção preferencial para os métodos que compõem o segundo grupo. Ainda para Assaf Neto (2009) a avaliação de um ativo é estabelecida pelos benefícios futuros esperados de caixa trazidos a valor presente mediante uma taxa de desconto que reflete o risco de decisão. Exceção é geralmente feita, no entanto ao método do tempo de retorno do investimento (período de payback) o qual apesar de ser formalmente enquadrado no primeiro grupo, tem grande importância decisória e permite ainda seu cálculo em termos de valor atualizado.
Segundo Megliorini & Vallim (2009) análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.
Hoji (2010) a finalidade da avaliação econômico financeira de investimentos consiste em avaliar o fluxo futuro, gerado pelo investimento realizado. O fluxo de caixa de um projeto de investimento, nada mais é, do que a projeção de geração líquida de caixa, isto é, projeção de lucro líquido excluído de itens que não afetam o caixa (depreciação e amortização), acrescentando o desembolso em investimentos fixos.
. Métodos Utilizados para Análise Econômica Financeira dos Investimentos
Existem diversos métodos de análise, as mais utilizadas e disseminadas são:
- Período de Retorno de Capital (Payback)
- Valor Presente Líquido (VPL)
- Taxa Interna de Retorno (TIR)
1.1.1.Período de Retorno de Capital (Payback)
“O tempo para recuperar o investimento.”
O método permiti-nos avaliar o tempo que o projeto demorará para retornar o total do investimento inicial.
Trata-se de um método muito simples e intuitivo, porém pode nos levar ao erro na análise, por:
- Não levar em conta o valor do dinheiro no tempo;
- Não considerar os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes;
- Não considerar os fluxos de caixa após o período do payback.
1.1.2. Valor Presente Líquido (VPL)
Visa corrigir as deficiências do payback, permitindo-nos calcular o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Faz-se necessário construir um fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes:
- Investimento inicial e investimentos adicionais;
- Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno;
- Valor residual do investimento, se houver.
Esse método é chamado de líquido por considerar o fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontadas a taxa mínima de atratividade (TMA).
*TMA: Representa o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto.
O VLP ao contrário do Payback apresenta as seguintes vantagens:
- Considera o valor do dinheiro no tempo, a partir do uso da TMA;
- Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto;
- Considera todos os fluxos de caixa.
1.1.3.Taxa Interna de Retorno (TIR)
É um método que utiliza a mesma lógica de cálculo do VLP, contudo, seus resultados são apresentados em porcentagem, e não em valores monetários.
Para utilizar a TIR faz-se necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes são os mesmos do VLP como mostramos no tópico anterior.
- Investimento
...