Análise Ergonomica
Por: helenita38 • 18/4/2017 • Dissertação • 942 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho Turma: 2016.2[pic 1]
Modalidade: EAD – Ensino a Distância
Módulo: Saúde e Higiene Ocupacional[pic 2]
Unidade: Ergonomia e Saúde Ocupacional 2016.2
Aluno: Antonia Helenita da costa
Polo: CT-Araripe - Centro Tecnológico do Araripe
Professor/Tutor: Maria Luiza Muniz
Atividade: 3 / Competência:3
Cidade:Araripina – PE.
Data: 15/12/2016
O trabalho apresenta uma avaliação das condições de trabalho dos operadores de caixa do supermercado do lar, localizado na Avenida Antonio Mattos 73, Centro de Araripina-PE, baseada na Análise Ergonômica do Trabalho.
Para adaptar o trabalho aos seres humanos é necessário ter o máximo de conhecimento
possível sobre eles. Rio e Pires (2001) recomendam que adaptações sejam feitas no trabalho para que o ato de trabalhar não seja entrópico, não leve ao desgaste desnecessário. Porém, evitar o desgaste não é suficiente. É indispensável o desenvolvimento de políticas organizacionais que conduzam ao prazer no trabalho. Ao executar a tarefa, o trabalhador que encontra satisfação em sua atividade produz mais, com maior segurança e com menor estresse.
O setor supermercadista se caracteriza pela prestação de serviços ou atendimento ao público, fazendo parte do setor terciário da economia.
Descrição de atividades: operador aciona a esteira para aproximar as mercadorias que foram colocadas na borda do balcão pelo cliente, Pega a mercadoria com a mão esquerda Puxa a mercadoria até a posição ideal de leitura do código. Se muito pesada, este movimento é realizado com as duas mãos; escaneia a mercadoria; quando não é possível fazer a leitura, digita o código com a mão direita. o operador torce o tronco da direita para a esquerda, voltando se ligeiramente para trás; Coloca a mercadoria sobre a esteira que leva à zona de empacotamento; com o pé direito, pressiona o pedal que aciona a esteira.
O supermercado em análise é composto por 20 funcionários, sendo que 5 são operadores de caixa A carga horária total é de 44 horas semanais, funcionando de segunda a sábado. Para facilitar nosso entendimento acompanhamos durante dois dias a funcionarias Patrícia Jordão, durante toda sua jornada de trabalho e observamos que a referida funcionaria está exposta também a diversos tipos de atividades diferentes das
tarefas listadas. Em decorrência destes, as lesões por esforço repetitivo compreendem um conjunto de doenças que atingem os músculos, tendões e nervos dos membros superiores que têm relação direta com as exigências das tarefas, dos ambientes físicos e da organização do trabalho etc.
Escolhemos três etapas da AET, sendo elas: análise da demanda, análise da tarefa e análise da atividade. A análise de demanda iniciou-se com a busca por referenciais teóricos, os quais deram suporte da linguagem técnica da ergonomia, além da procura por trabalhos da área ergonômica relacionados ao setor de supermercado.
Análise da atividade: Como uma primeira definição de ‘trabalho real’ (‘atividade’), pode-se dizer que é aquilo que é posto pelo trabalhador para realizar o trabalho prescrito (tarefa). A parte observável da atividade (o comportamental) é apenas um de seus aspectos, pois os processos que geram a produção deste comportamento não são diretamente observáveis.
...