Análise Financeira
Ensaios: Análise Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taianaloroza • 13/5/2014 • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
1. Conceitue análise financeira de empresas e descreva quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas.
A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
A análise baseia-se no raciocínio científico. O processo obedece à seguinte sequência:
a) exame e padronização das demonstrações;
b) coleta de dados: extração de valores das demonstrações;
c) cálculo dos indicadores;
d) interpretação dos quocientes de forma isolada e conjunta;
Apuração do resultado
Lucros ou prejuízos
e) análise horizontal e vertical;
f) comparação com os padrões;
g) emissão do relatório.
2. Qual o papel de um analista financeiro de empresas e qual a influência que a relação risco/retorno tem nessa atividade?
O Analista financeiro possui um papel de extrema importância dentro do processo da empresa, sua função é de analisar o mercado financeiro e verificar todo tipo de movimentação que a empresa teve em um determinado período, dessa forma, ele consegue verificar através de suas demonstrações realizáveis por dados contábeis, que irão lhe fornecer informações da situação financeira em que a organização se encontra no momento, podendo assim, apontar seus pontos de melhorias, verificar durante o período onde houve um desequilíbrio e trabalhar nele para ajustar as falhas, em fim, o analista trata-se de uma peça fundamental principalmente para as tomadas de decisões que a empresa necessita obter para seu bom andamento e desenvolvimento.
Todas as demonstrações extraídas das informações utilizadas pelas ferramentas que o analista usa, são de grande utilidade para a gerencia financeira, onde através destes dados, é possível que haja uma maior segurança em relação a tomadas de decisões, a partir dos dados que são repassados para a gerencia, pode se medir até onde seria viável estar realizando aplicações e investimentos para aquele momento, sendo que não ocorra riscos de prejuízos que possam comprometer a saúde financeira da empresa.
Os índices financeiros são muito importantes serem analisados mensalmente nas empresas hoje em dia, o mercado financeiro esta bastante oscilante, é sempre bom estar sobre total conhecimento das reais condições da empresa e suas necessidades. O analista desta forma, consegue antecipadamente saber se as expectativas do processo de atividade da empresa, se estão sendo atingidos, caso não estejam, ele possibilita que ações para a devida correção seja feita antes do final do processo estipulado, assim não correrá o risco de chegar ao período final e os resultados não foram alcançados com êxito, sendo que não há mais tempo para reverter a situação.
Portanto, o analista financeiro facilita e favorece muito à empresa, pois suas informações são importantíssimas para que possa ser traçado todas as estratégias de melhorias necessárias, baseando-se nos dados e informações que ele consegue repassar para a gerencia financeira.
3. Explique por que é necessário realizar a chamada ‘padronização’ das demonstrações contábeis antes da realização da análise financeira.
Antes do início de qualquer análise, é importante que seja feito uma reclassificação de algumas contas para facilitar o serviço do analista.
Podemos dizer que os motivos que justificam a reclassificação são:
a) diminuir o número de contas a serem analisadas;
b) agilizar a análise e facilitar a tarefa do analista;
c) descobrir erros;
d) colocar as contas no seu devido lugar;
e) descobrir eventuais manipulações para melhorar a situação da empresa;
f) possibilitar a comparação com outros demonstrativos.
4. Escolha uma empresa (procurar o site institucional da empresa), selecione e padronize os demonstrativos necessários e identifique os seguintes itens:
a) Patrimônio Líquido, Ativo Imobilizado e Ativo Total;
b) Dívida Financeira de Curto Prazo;
c) Vendas, Estoques e Valores a Receber;
d) Vendas, Custo das Vendas e Lucro Líquido;
e) Ativo Corrente e Passivo Corrente.
Considere as informações anteriores e calcule:
A. A LIQUIDEZ CORRENTE
B. O ENDIVIDAMENTO BANCÁRIO (FINANCEIRO) DE CURTO PRAZO
C. A MARGEM LIQUIDA DE LUCRO SOBRE AS VENDAS;
D. O GIRO DO ATIVO;
E. OS ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
F. O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO - ROI.
G. O RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO – ROE.
a) Liquidez Corrente
LC = Ativo Circulante
Passivo Circulante
...