Análise Havaianas
Pesquisas Acadêmicas: Análise Havaianas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hemyefe • 16/10/2014 • 400 Palavras (2 Páginas) • 4.105 Visualizações
HAVAIANAS
Todo mundo usa. Recuse imitações
Havaianas é uma marca brasileira mundialmente conhecida, atua no mercado há 52 anos sendo hoje líder no setor de calçados, seus produtos são produzidos pela Alpargatas. A marca possui 80% de participação no mercado brasileiro de chinelos de borracha, anualmente comercializam cerca de 162 milhões de pares de chinelos, as exportações chegam a 22 milhões.
A empresa possui cerca de 11.000 funcionários com a missão de desenvolver e comercializar produtos inovadores dando um toque de sofisticação, atingido todas as classes sociais e misturando seus produtos aos diferentes segmentos, desde crianças á idosos, tirando as regiões polares devido ao frio, o restante são alvos do produto.
Principais concorrentes são Dupé (Alpargatas) Ipanema (Grendene) e Melissa (Grendene).
Pontos Fortes
O produto do concorrente não tem uma identidade, as marcas e os modelos são tantos que a Grendene não significa nenhum produto específico. O que deixa a empresa em uma posição menos vantajosa na mente do consumidor. A havaiana possui uma fórmula exclusiva de borracha difícil de imitar e possui um grande valor agregado, se diferenciando do concorrente.
Pontos Fracos
Os concorrentes vêm desenvolvendo sandálias de dedo para o mercado, desde linhas básicas até linhas temáticas, para fazer frente com as Havaianas. Isso pode ser uma ameaça devido ao preço competitivo e a distribuição em massa. As Havaianas não estão presentes em supermercados e lojas locais, o que da mais espaço para Grendene com as sandálias Ipanema.
Análise do Ambiente interno e Externo
A revolução da marca começou com a criação do departamento de comércio exterior, até então, as vendas para o exterior era algo ausente, não havia um movimento em direção a esse mercado. A decisão de explorar as Havaianas deu-se pelo fato de ser um produto tipicamente brasileiro, colorido, e sem concorrência interna e externa.
Havaianas se tranformou num ícone, graças a um engenhoso programa de relações públicas e eventos que resultam em visibilidade do produto na mídia e claro inovações constantes, as sandálias passaram de item popular a acessório de moda, encontradas nos pés de algumas das maiores celebridades. O desafio de criar uma marca global como a Alpargatas fez, foi manter o foco em um único produto, simples e identificado com a cultura brasileira, produzir versões que variam o preço, sempre com distribuição em butiques e lojas de departamento, difundir o produto entre celebridades e personalidades do mundo da moda é o que garantiu às havaianas o sucesso de hoje.
...