Havaianas
Resenha: Havaianas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: onclo • 7/9/2013 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 581 Visualizações
A grande mudança de percepção da marca Havaianas se deu com a renovação das estratégias de marketing. Na tentativa de fazer a marca ganhar mais visibilidade, as Havaianas investiram em marketing informal, ou seja, um tipo de marketing indireto. Figuras famosas, brasileiras e estrangeiras, começaram a ser vistas as calçando – graças a distribuição gratuita de edições limitadas das sandálias, chegando, inclusive, a serem parte do "kit luxo" da festa do Oscar.
O grande objetivo dessa estratégia não estava na construção de um mercado segmentado (Havaianas para classes distintas), mas causar nas pessoas um sentimento de aproximação em relação ao estilo de vida dos famosos. Embora não fossem mais um item de cesta básica, também não eram cristais Swarovski. Os famosos estavam fazendo uso de produtos que também eram acessíveis ao público geral.
É interessante perceber as mensagens passadas pelas propagandas vinculadas nos meios de comunicação: o que se vende não é só um produto, é um estilo de vida baseado na imagem construída do Brasil – alegre, colorido, diversificado, porém unido.
Essas propagandas, entretanto, variam de acordo com o público-alvo: de país para país e, inclusive, dentro do próprio país. A empresa demonstra sensibilidade cultural que traz vantagens e retornos financeiros, tanto para a empresa quanto para o seu país de origem.
Um dos pontos mais interessantes em relação à imagem de Brasil, passada pelas Havaianas, é que ela corrobora os discursos políticos de um país confiável e culturalmente diverso. É possível se fazer essa análise pela comparação entre as diretrizes governamentais de marketing estatal e as ideias e imagens disseminadas nos comerciais das Havaianas. Em última instância, o que as Havaianas fazem é a promoção do Estado brasileiro como força política e econômica, além de cultural, fator que gera para a empresa, não somente benefícios econômicos, mas lhe garante a simpatia e empatia que o Brasil, e o povo brasileiro – alegre, criativo e espontâneo – costumam despertar mundo afora.
...