Análise da Importância da Dieta Nutricional como Fator Preventivo para a Osteoporose
Projeto de pesquisa: Análise da Importância da Dieta Nutricional como Fator Preventivo para a Osteoporose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisfarnezi • 6/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.635 Palavras (15 Páginas) • 501 Visualizações
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
NUTRIÇÃO CLÍNICA - METABOLISMO, PRÁTICA E TERAPIA NUTRICIONAL
UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DIETA NUTRICIONAL COMO FATOR DE PREVENÇÃO NOS CASOS DE OSTEOPOROSE
Carliane Moreira
Uma análise sobre a importância da dieta nutricional como fator preventivo para a osteoporose
Carliane Moreirax
Resumo
O presente artigo pretende realizar uma discussão teórica sobre a prevenção da osteoporose mediante dieta nutricional.Partindo da premissa de que a osteoporose é hoje considerada um importante problema de saúde pública de adultos e mediante os dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (2009) , a qual revela que cerca de 55% dos indivíduos acima de 50 anos de idade são acometidos por tal diagnóstico clinico acarretando em contrapartida, cerca de 1,5 milhão de fraturas por ano, relacionadas à osteoporose, a escolha do tema justifica-se pela necessidade de aprofundar os conhecimentos acerca da aplicação da dieta como fator preventivo destes casos clinicos, tornando-se possivel ainda apresentar uma discussão de dados relevante e que comprove de forma significativa que a má alimentação de fato pode intervir no desencadeamento da doença, o que releva a importância da dieta como elemento propiciador para o correto consumo de alimentos de fontes de cálcio e atenção aos outros constituintes alimentares importantes para prevençao da doença, o que comprova a relevancia cientifica e social deste trabalho, em virtude de oferecer dados importantes para a área da nutrição bem como para que as pessoas que tem a doença possam levar uma vida mais prospera e melhor e as demais entendam e conheçam os meios de prevenção.
Palavras Chaves: dieta, nutricional, prevenção, osteoporose
Introdução:
A osteoporose, a exemplo de outras doenças crônicas, tem etiologia multifatorial. Fatores genéticos contribuem com cerca de 46% a 62% de densidade mineral óssea (DMO) e, portanto, 38% a 54% podem ser afetados por fatores relacionados ao estilo de vida, tais como a nutrição.
O papel atribuído à nutrição é de grande importância, pois, relaciona-se ao desenvolvimento da maior e melhor massa óssea possível durante o crescimento e à proteção do esqueleto contra a perda de cálcio a longo prazo, embora a deficiência de vitamina D também tenha um papel no desenvolvimento de uma baixa massa óssea em algumas populações.
___________________________________________________________________Nutricionista (CRN?????)- Pós-Graduanda em Nutrição Clinica-Metabolismo e Prática e Terapia Nutricional pela Universade Gama Filho.
A massa óssea adequada a cada indivíduo está associada a uma boa nutrição, que deve ser constituída de uma dieta balanceada, com quantidade de calorias adequada e suplementação de cálcio e vitamina D quando necessário. Em relação ao esqueleto, o nutriente mais importante é o cálcio. Sua ingestão está relacionada com a obtenção do pico de massa óssea, assim como a prevenção e o tratamento da osteoporose.
Neste contexto, o presente artigo pretende discutir teoricamente sobre a importância da dieta nutricional como fator de prevenção para os casos de osteoporose.
No decorrer do trabalho, algumas discussões importantes forma levantados à luz de renomados autores da área de Nutrição, sendo possivel, apresentar dados relevantes e recomendações necessárias e aplicáveis a inúmeros diagnósticos clinicos acerca da quantidade diária recomendada no que tange ao cálcio, vitamina D e outros nutrientes.
Metodologia
Foi realizada revisão da literatura mediante consulta às principais publicações sobre o tema com auxilio das bases eletrônicas de dados bibliográficos da National Library of Medicine - MEDLINE – Literatura Internacional em Ciências da Saúde e da LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Scielo e demais artigos disponiveis na revista Brasileira de Epidemiologia dentre outras obras de autores renomados na área como Angelis, Baracatis, Costa e Paiva dentro outros.
O artigo é estruturado em tópicos, nos quais procura-se definir e classificar osteoporose, tratamentos e abordar a prevenção da mesma através de dieta alimentar adequada.
Resultados
A osteoporose pode ser entendida como sendo uma doença associada à perda de massa óssea, tornando-os mais frágeis e susceptíveis a fraturas.
Segundo a autora Sachs1 no Brasil, atualmente, existem 10 milhões de pessoas que apresentam osteoporose sendo 80% das pessoas acometidas mulheres.
A partir dos 50 anos, 30 % das mulheres poderão sofrer algum tipo de fratura por osteoporose e a partir dos 75 anos, provavelmente 50% das mulheres venham a sofrer alguma fratura osteoporótica
As mulheres podem perder até 20% da massa óssea nos 5 a 7 anos após a menopausa e a partir dos 50 anos, 13% dos homens poderão sofrer algum tipo de fratura por osteoporose ao longo da vida
Figura 1 – Associações das perdas de massa óssea
Osteoporose em mulheres na pós-menopausa, cálcio dietético e outros fatores de risco. 2
Figura 2 – Exemplos de fraturas osteoporóticas
Osteoporose em mulheres na pós-menopausa, cálcio dietético e outros fatores de risco. 2
Segundo Frazão 3 a doença é diagnosticada mediante a sofriveis dores provocadas pelas fraturas, principalmente no fêmur, no punho e nas vértebras, as quais se tornam muito mais comuns por causa do enfraquecimento dos ossos.
Neste contexto, a partir dos sintomas apresentados pelos
...