Análise de investimentos em tps
Tese: Análise de investimentos em tps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciacpf • 11/4/2014 • Tese • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 283 Visualizações
tps Análise de Investimento
Etapa 1
Passo 1:
- Investimentos: Podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem – se em três grandes categorias, os tipos básicos de investimentos são:
* Investimentos públicos: São disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar o bem-estar social. Não tem por objetivo gerar retorno monetário, mas sim social.
Como por exemplo: escolas, hospitais, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
* Investimentos privados: São disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.
Como por exemplo: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
* Investimentos mistos: São disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se na forma de empresa de capital misto e tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Como por exemplo: Petrobrás e o Banco do Brasil.
- Caderneta de Poupança:
A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais popular, por apresentar-se da forma mais conservadora possível, com baixo risco e, conseqüentemente, baixo potencial de rentabilidade.
A caderneta de poupança calcula o rendimento de uma conta de acordo com o aniversário de cada valor poupado (isto é, período de um mês, decorrido de quando um determinado valor foi depositado até o dia em que o mesmo é remunerado). Um inconveniente percebido é que se você precisar resgatar um valor antes do dia do aniversário estará abrindo mão do rendimento referente a ele, já que o mesmo não terá passado o período mínimo lá.
- Fundos de Investimento:
Um fundo de investimento é formado pela união e organização de vários investidores sob uma mesma pessoa jurídica com o intuito de dividir despesas e receitas geradas com suas aplicações.
Os fundos de investimento de renda fixa investem como o próprio nome diz, em papéis de renda fixa, facilitando assim para aqueles que possuem um perfil mais conservador determinarem qual será a sua rentabilidade. Na última vez em que fui a uma agência do Banco do Brasil, analisei os fundos de renda fixas lá disponível e os mesmos apresentavam rendimentos que iam de 8.0% a quase 10% a. a., superior à poupança, por exemplo, que em 2008 fechou o ano com 7,90% a.a.
Já os fundos de investimento de renda variável investem, geralmente, em papéis de renda variável, como a aquisição de ações de empresas.
Alguns desses papéis chegavam a valorizar-se mais de 100% em períodos menores a seis meses. Entretanto, a crise de 2008 surpreendeu a todos e tais empresas foram as primeiras bem como as que mais sentiram com as alterações no novo panorama mundial, tendo muitas vezes suas ações desvalorizadas em mais de 50%. Em outras palavras, devido ao risco desse tipo de investimento, quem investira em fundos de renda variável poderia sofrer naquele período uma perda de mais de metade do valor investido.
- Certificado de Depósito Bancário:
Um certificado de depósito bancário (CDB) trata-se de um título de renda fixa emitido por instituições financeiras visando captar recursos para a criação de reservas, concessão de empréstimos, etc.
Um CDB pré-fixado é aquele cujas taxas de juros já são conhecidas no momento da aplicação, o que permite melhor prever quais serão os ganhos.
Já em um CDB pós-fixado, o mesmo varia de acordo com algum índice de mercado, como o TR (taxa referencial), TBF (taxa básica financeira) e o IGP-M (índice geral de preços do mercado).
- Recibo de Depósito Bancário:
Um recibo de depósito bancário (RDB) funciona de forma similar ao CDB, com a diferença de que o mesmo não pode ser resgatado antes do prazo para o vencimento, bem como não pode ser transferido para outra pessoa.
Em alguns casos, pode-se negociar o resgate antes do prazo com a instituição financeira, ocorrendo somente o resgate do principal, sem os juros.
- Sistema Imobiliário: Outro tipo de investimento bastante conhecido é no setor imobiliário, onde muitas pessoas adquirem imóveis (terrenos, casas, apartamentos, etc.) visando locação ou venda dos mesmos posteriormente.
Geralmente espera-se adquirir o mesmo antes que o preço do mesmo ascenda, a fim de valorizar-se e, então, buscar proveito da situação.
- Títulos Públicos:
Os títulos públicos são outra boa opção de investimento principalmente para aqueles com perfil conservador, uma vez que se trata de papéis de renda fixa com garantia de liquidez oferecida pelo Tesouro Nacional.
Há diversos tipos de títulos públicos, sendo os mais comuns:
Letras
...