Após assistir o filme: “Preciosa”
Por: susy34 • 12/11/2018 • Resenha • 530 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
Após assistir o filme: “Preciosa”
- Discutir e responder as questões:
- De acordo com o quadro proposto por Soares (2002), em qual fase de desenvolvimento Preciosa se encontra em relação ao processo de identidade pessoal e profissional?
O filme conta a história de uma adolescente de 16 anos, chamada por Preciosa. A garota cresceu e permanece vivendo em um ambiente regrado de violência e hostilidade por todos os lados, além da pobreza e do preconceito, devido ao fato de Preciosa além de ser negra, obesa e ser uma mãe adolescente.
Preciosa está na fase da Adolescência, Período de 14 a 24 anos, estágio de exploração, o processo de identidade pessoal e profissional são: autoconhecimento, Conhecimento do mundo profissional. Experimentação de papéis sociais e ocupacionais na escola.
- Qual o tipo de Orientação Profissional e, em qual contexto, poderia ser realizada uma OP com Preciosa? Justifique sua resposta.
A Orientação Profissional poderia ser um programa Integrado ao currículo: seria um tema transversal em todo o currículo, com o objetivo de interligar educação e trabalho. Para o caso em questão (Preciosa), seria interessante programa integrado, pois ela já tem uma vida difícil com dois filhos e sozinha, esse programa facilitaria o processo educacional despertando e fortalecendo o planejamento da aluna para desenvolver as competências necessárias à construção de seu projeto de vida profissional, sabendo interpretar, avaliar e escolher suas possibilidades, considerando suas habilidades e o cenário real que se encontra.
- Desenvolva um Plano de Orientação Profissional hipotético com 8 sessões para ajudar Preciosa a cumprir o objetivo definido pela mesma no final do filme.
No final do filme, Preciosa vai embora com seus dois filhos. Diante dessa situação vamos fazer um Plano de OP com 8 sessões para ajuda lá.
1ª Sessão: Entrevista inicial, apresentação da proposta das sessões, como essa OP poderá ajudar na escolha de uma escolha profissional, na identificação dos critérios que a avaliada possui, dos sentimentos nos momentos de tomada de decisão e do levantamento de facilidades e dificuldades. Esse primeiro encontro é importante para a compreensão do indivíduo, e estabelecerá a base de todas as etapas que virão depois.
2ª Sessão: O segundo encontro é voltado para o autoconhecimento. Nele, são aplicadas diversas avaliações para que o avaliador possa ter mais referências à sua disposição, do que o avaliado mais gosta, seus objetivos e interesses profissionais, suas competências e seus objetivos.
3ª Sessão: É realizada uma autobiografia para uma tomada de consciência, para que a avaliada consiga se sentir mais segura em relação às suas escolhas.
4ª Sessão: Autoconceito e identidade vocacional, com o que mais se identifica, com as facilidades e dificuldades que cada profissão oferece.
5ª Sessão: Foi feita uma breve apresentação sobre as profissões, fornecendo informações lúdicas acerca das diferenças e atuações.
6ª Sessão: Foi realizada uma brincadeira com cartões, critérios de escolhas profissionais, de acordo com o que cada cartão mais correspondia com suas escolhas, e os que menos correspondiam.
7ª Sessão: Foram realizados testes: Inventario de personalidades; Inventários de valores; testes de aptidão, entre outros para poder avaliar quais as características de personalidade e tendências profissionais para a escolha da profissão.
...