Areas Da Fisioterapia
Casos: Areas Da Fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lara.biazetti • 15/3/2015 • 764 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Equipe de assistência à Saúde
São vários profissionais da saúde de diferentes disciplinas que possuem habilidades e treinamentos exclusivos necessários para a restauração completa da função dos pacientes.
Especialidades médicas:
Fisiatra, neurologista clínico, neurocirurgião, clínica médica, geriatra, ortopedista, urologista, pediatria e outras especialidades são consultadas conforme necessário.
Prescrições, encaminhamentos e instruções são ferramentas básicas pelas quais o médico pode comunicar outras especialidades de reabilitação ou médicas na avaliação, planejamento e aplicação do trabalho.
Profissionais de Reabilitação especializados:
FISIOTERAPEUTA, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiro, assistente social, ortesista e outros conforme necessidade.
Quatro estilos gerais de interação entre médicos e outros profissionais prestadores de tratamento são discutido: o modelo médico tradicional sem uma equipe formal, a equipe multidisciplinar, a equipe interdisciplinar e a equipe transdisciplinar.
Modelo Médico Tradicional
O médico atende as necessidades do paciente. Se os serviços de outra disciplina são desejados, esse profissional é consultado e recebe solicitações específicas ou gerais para auxiliar as necessidades do paciente conforme solicitação do médico.
Equipe Multidisciplinar
É coordenada pelo médico. São vários profissionais de áreas diferentes, direcionados com o mesmo objetivo para o mesmo paciente. É a soma de cada disciplina contribuindo com sua própria atividade. A discussão entre profissionais é mantida em um mínimo ou, na melhor hipótese, dirigida pelo médico quando necessário. É preciso saber somente a própria disciplina.
Equipe Interdisciplinar
A coordenação do tratamento pode ser conduzida por qualquer membro da equipe. São vários profissionais de áreas diferentes com o mesmo objetivo para o mesmo paciente, mas cada profissional pode interferir nas outras áreas através da comunicação.
Essas pessoas não somente devem ter as habilidades requeridas de sua disciplina, mas também devem ser capazes de contribuir para um esforço de grupo, em benefício do paciente. O programa é sinérgico, produzindo mais do que cada disciplina poderia oferecer individualmente.
Depois que os membros da equipe avaliam os pacientes, de acordo com sua própria especialidade, reúnem-se para comunicar, acrescentar e consolidar conhecimentos, a partir dos quais, traçam-se planos, determinam-se ações, aplicam-se decisões futuras e avaliam-se as efetuações das metas.
Equipe Transdisciplinar
Um desenvolvimento mais recente encoraja não apenas a comunicação, mas o tratamento cruzado entre as disciplinas. Não se restringe às interações e à reciprocidade entre as disciplinas, uma vez que propõe a ausência de fronteiras entre elas.
Não basta apenas que cada profissional opine a partir de sua área e, finalmente, um tratamento seja indicado. Para que a configuração transdisciplinar seja alcançada é preciso que esses profissionais, fundamentalmente, estejam reciprocamente situados em sua área de origem e na área de cada um dos colegas.
Atribuições dos membros da Equipe de Profissionais Reabilitação
FISIOTERAPEUTAS
- Restaurar e preservar as ADM
- Avaliar os encurtamentos musculares, tônus e trofismo
- Realizar avaliação e força muscular e quantifica-la
- Avaliar e treinar o equilíbrio sentado, em pé, transferências e mobilidades, incluindo a utilização de cadeira de rodas e deambulação
- Avaliar e treinar o uso de órteses e próteses de MMII
- Avaliar o nível de dependência durante as mudanças de postura
- Utiliza exercícios para aumentar força, resistência e coordenação para grupos musculares específicos
- Oferece várias modalidades de terapia física
- Avaliar a postura corporal total e promover educação e exercícios para melhorar o alinhamento
-
...