Areas De Atuação
Artigo: Areas De Atuação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giselebrandelero • 12/5/2014 • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
.
A contabilidade é de fundamental importância para a tomada de decisão gerencial nas empresas. Tem como finalidade principal coletar, sistematizar e registrar fatos contábeis praticados pela empresa, demonstrando sua real situação patrimonial e econômico-financeira, de acordo com os princípios e normas de contabilidade.
Com a intenção de se estabilizar no mercado e enfrentar a concorrência, as empresas procuram alternativas para reduzir seus custos e obter lucros. A maior dificuldade de quem abre uma empresa, não é só a alta carga tributária, mas também o desconhecimento dessa carga. O empresário, muitas vezes, não tem o conhecimento da responsabilidade fiscal e, quando se depara com tais conhecimentos, perde o controle da situação.
2 DESENVOLVIMENTO
No Brasil, o primeiro curso de ciências atuaria com formação universitária especifica obrigatória a todos atuários, o correu em 1940, sendo a profissão regulamentada em 1970, a partir do Decreto Federal nº 66 408 de 03 de abril de 1970. A ciência atuarial teve sua origem após a falência destes sistemas de seguros do século xv que, por não dominarem as técnicas atuariais, apresentavam dificuldades financeiras. De acordo com Ramos(2002, pag 07), a parti daí alguns matemáticos se interessou em estudar esses problemas.
A ciência atuarial é a ciência dos técnicas especificas de analise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundo de pensão. Ela aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeira, para diminuir os riscos analisando os mesmos,pois essa ciência dedica-se ao estudo de eventos econômicos sociais envolvendo riscos e incertezas para precaver esses riscos e se preparar para os acontecimentos. O objetivo da atuaria é desenvolver ações estratégias para os problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação desses riscos , o atuário tem a capacidade de trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições e previdências e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
O profissional atuaria é uma matemática especialista em seguros e pensões, calculando e fazendo projeções dos mesmos, e estatísticos ele atua nas áreas de avaliação e de riscos, cálculos de seguros, pecúlios, planos de aposentadoria e pensões e planos de financiamento capitalização.
A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº. 73, de 21 de novembro de 1966, que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, o IRB Brasil Resseguros S.A. - IRB Brasil Re, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados. Atua na regulação, supervisão, fiscalização e incentivo das atividades de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, de forma ágil, eficiente, ética e transparente, protegendo os direitos dos consumidores e os interesses da sociedade em geral. A SUSEP é formada na maioria por colaboradores especializados na área da atuária.
A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente um dos assuntos mais atuais é; o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso pais. Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país, agora se estende a todo mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.
A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB nacional, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações fiscais e tributárias de seu cliente, não se preocupando em muitos
...