Areas De Atuação
Trabalho Universitário: Areas De Atuação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tamer • 29/5/2014 • 4.930 Palavras (20 Páginas) • 351 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------------06
2. CIÊNCIAS ATUÁRIA------------------------------------------------------------------------------------------06
2.1. PROFISSIONAL ATUÁRIO --------------------------------------------------------------------------------06
2.2. ORGÃO REGULAMENTADOR DO ATUÁRIO-----------------------------------------------------06-07
3. CONTROLADORIA DENTRO DAS EMPRESAS------------------------------------- -----------------07-08
4. REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO DO PIS e COFIINS---------------------08-09-10-11
5. ELISÃO FISCAL E EVASÃO FISCAL--------------------------------------------------------------------11-12
6. AUDITORIA INTERNA E EXTERNA------------------------------------------------------------------------12
7. CONTROLES INTERNOS--------------------------------------------------------------------------------12-13
CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------------------------13
REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------------------------14
1. INTRODUÇÃO
Na atualidade, de acordo com o mercado competitivo que temos nos deparado, várias empresas independente do ramo que atua vem buscando redução nos custos incorrido nas suas atividades seja ela comercial, industrial e etc. e um dos primeiros caminhos sugeridos a serem seguidos e analisados são dos tributos. Diversas empresas atualmente tem alcançado grande êxito com a mudança de tributação, sendo que, para que seja tomada a decisão de migrar de um modelo para o outro, requer um planejamento tributário muito bem preparado e a reestruturação ou talvez a implantação de alguns departamentos que possam estar continuamente acompanhando cada detalhe ocorrido no decorrer do período.
Neste trabalho, será abordado, buscando orientar de uma forma geral, pontos importantes para uma tomada de decisão eficaz.
2. CIÊNCIAS ATUÁRIAS
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.
Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.
Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais.
Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a característcas de curto prazo, como como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.
2.1 PROFISSIONAL ATUÁRIO
As características de um profissional de atuárias são as seguintes:
• Fazer a programação e a análise de reservas financeiras das empresa de seguro, fiscalizando se estas reservas estão compatíveis com os compromissos assumidos. É a área de Auditoria Atuarial.
• Calcular os riscos e os prêmios dos seguros e fundos de pensão, determina o valor das cotas de seguro a pagar, o prazo de validade do prêmio e as quantias necessárias para garantir o pagamento dos benefícios (questões como seguro de automóveis, plano de saúde, complementação de aposentadoria etc.), fazem parte do dia-a-dia do Atuário.
• Planejar e gerenciar a longo prazo ou emissão de obrigações.
• Determinar as condições dos empréstimos e a taxa de rendimento, para credor e devedor.
• Fazer balanços de empresas comerciais, seguro de imóveis e outros bens, estimando riscos e estipulando taxas de prêmios.
• Acompanhar o mercado financeiro para estabelecer as bases das operações das empresas de seguro, de financiamento e de capitalização.
2.2 ORGÃO REGULAMENTADOR DO ATUÁRIO
A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril.
O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, órgão que regula a profissão, é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho.
E as NTA (notas técnicas atuarial) que o atuário faz é regulamentada pela SUSEP através de resoluções).
O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, previdência social e complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação
...