Areas De Atuação
Trabalho Escolar: Areas De Atuação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gezislaine • 25/7/2014 • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 284 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 03
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 06
3. CONCLUSÃO.................................................................................................... 13
4. REFERÊNCIAS................................................................................................. 14
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de dar um suporte teórico e sanar as dúvidas sobre a importância de ter um controle interno, esse seria o primeiro passo para excelência, pois ele tem o objetivo de proteger os ativos da empresa, gerando dados contábeis confiáveis.
Partindo da eficácia desse controle interno é que o auditor externo sabe a necessidade da aplicação de menor ou maior número de testes, com a finalidade de colher evidências para fundamentar sua opinião, emitindo seu parecer.
Ao contrário do que dizem a auditoria externa tem como objetivo propor soluções para o aperfeiçoamento do controle interno e do sistema contábil, já a auditoria interna auxilia os membros da empresa no desempenho de suas responsabilidades.
A orientação de um profissional é indispensável para se alcançar as metas da empresa, por isso a presença de um controller é fundamental para tomadas de decisões, ele tem responsabilidade de ampliar o desenvolvimento da organização e responder por toda a contabilidade.
Ciências Contábeis
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ÁREAS DE ATUAÇÃO – 7º SEMESTRE
INFORMAÇÕES:
A empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, atua no ramo de comércio e manutenção de máquinas industriais. Seus dirigentes possuem algumas dúvidas administrativas e a maior é sobre a melhor forma de tributação para a sua empresa. Eles entendem que planejar antecipadamente o que será cobrado de tributos é uma questão estratégica para uma boa administração da carga tributária com reflexos nas finanças empresariais, pois se a forma de tributação não for cuidadosamente analisada, sujeita a empresa a pagar tributos a mais do que efetivamente poderia pagar ou até mesmo recolhendo tributos de forma errada, ou seja, podendo causar prejuízos em ambos os casos.
Os dirigentes sabem da importância de possuir uma análise em alto nível, pois desta forma pode-se auxiliar a empresa a pagar menos tributos e dentro da Lei, mas para isto, eles precisam de vocês com todo o seu conhecimento contábil adquirido.
ATIVIDADE:
O Sr. José Carlos, é um dos sócios administradores do EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, ele possui uma série de dúvida sobre as ciências atuariais, controladoria, planejamento tributário e auditoria e contratou você para presta-lhe os devidos esclarecimentos.
Para esclarecer o Sr. José Carlos, faça um texto com a fundamentação conceitual e teórica e exemplos, capazes de esclarecer o tema ÁREAS DE ATUAÇÃO que contenha no mínimo as seguintes abordagens:
• O objetivo de estudo das Ciências Atuariais.
• As principais características do profissional atuário.
• A importância e função da controladoria dentro da empresa.
• Órgão regulamentador para o trabalho atuário.
• Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário.
• Elisão Fiscal e Evasão fiscal.
• Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características.
• A importância dos controles internos.
2 DESENVOLVIMENTO
Para melhor esclarecimento das dúvidas do Sr. José Carlos, faremos uma retrospectiva para primeiro saber como surgiu às ciências atuariais, como e quando passou a ser regulamentada essa profissão, principais características deste profissional e entender seus objetivos.
O primeiro atuário da história foi Domitius Ulpiames, que deu os primeiros passos para o desenvolvimento do "seguro de vida", interessou-se pelo assunto e estudou documentos sobre "nascimentos" e "mortes". Nos anos de 4500 antes de Cristo o papiro "Les Tailleurs de Pierre de la Basse - Egipte" registrou uma "caixa"com o objetivo de socorrer vítimas de certos infortúnios. Com isso, no século XVII na Inglaterra e Holanda, instituições mercantis se comprometiam, mediante recebimento de uma quantia única, a pagar a determinadas pessoas, pensões vitalícias, em cumprimento das disposições testamentárias, das quais desejavam se livrar os constantes devedores. Ainda no século XVII, a França Pascal e Fermat idealizaram o cálculo da probabilidade, na Holanda Graunt e Halley, na Inglaterra, estudaram o problema executando as leis da probabilidade e a longevidade humana, concluindo a partir dos registros de nascimento e óbitos. Em 1700 a 1900 ocorreu a construção de diversas tábuas de mortalidade e desenvolvimento das comutações. Assim, havendo a criação do seguro de vida. A fundação do Instituto de Atuários de Londres ocorreu em 1848. E em Bruxelas, ocorreu o 1º Congresso Internacional de Atuária em 1895.
Em nível de Brasil, o primeiro Curso de Ciências Atuariais, com formação universitária específica obrigatória a todos os atuários, ocorreu em 1940, sendo a profissão regulamentada em 1970, a partir do Decreto Federal nº. 66.408 de 03 de abril de 1970.
O órgão representante dos atuários é o Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, que tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios econômicos, financeiros e biométricos, em todos os seus aspectos e aplicações.
O estudo da Ciência Atuarial divide-se em dois ramos:
...