Arqueologia E Evolução Da Contabilidade
Resenha: Arqueologia E Evolução Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaflores • 23/11/2014 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
Relatos de trabalhos arqueológicos afirmam que a Contabilidade teve seu início na pré-história, com a origem das civilizações. Durante o período Mesolítico, com o surgimento das primeiras comunidades em áreas favorecidas para a agricultura e criação de animais, surgiu também a necessidade de controle deste cultivo, de seus proprietários, bem como os registros do comércio da época destas mercadorias.
Pequenos artefatos feitos de barro, moldados à mão e endurecidos com o calor, denominados fichas, foram encontrados durante estes trabalhos arqueológicos e dão conta de que estes objetos eram utilizados por estes povos para registros destas transações. Diferentes formatos destas fichas representavam, de acordo com os símbolos nelas impressos, as mercadorias e o devedor, sendo possível também identificar o total da dívida e do patrimônio. Esses modelos foram aprimorados com o passar do tempo e de acordo com a necessidade de seus “usuários”, fazendo então com que a origem Contabilidade impulsionasse a criação da escrita e da contagem abstrata.
Autores afirmam que a Contabilidade é tão antiga quanto o homem pensa que é, e sua evolução acompanha as transformações da humanidade e o desenvolvimento da sociedade, teoricamente dividido em quatro fases: Sociedade Primitiva, Sociedade Agrícola, Sociedade Industrial e Sociedade do Conhecimento. De acordo com o cenário mundial de cada uma destas fases, a Contabilidade evoluiu e é aperfeiçoada, acomodando-se conforme a necessidade da forma de registros de informações e seus devidos controles para a gestão e tomada de decisões.
Embora possamos entender qual o real motivo que deu origem à Contabilidade (necessidade de registro e controle de patrimônios e transações comerciais), não há nenhum registro de como nasceu ou quem criou a Contabilidade. Porém fica evidente que até os dias de hoje perpetuam práticas que foram os primórdios desta Ciência, como por exemplo, a Contabilidade por partidas dobradas e sua teoria de débito e crédito. Tão interessante quanto à origem, é também o fato da Ciência Contábil ter sido separada e não mais se confundisse com a Ciência da Administração em 1840. Embora tenha evoluído de acordo com o desenvolvimento da humanidade e de suas necessidades, fica evidente que a base da Contabilidade ainda hoje se solidifica em sua origem, e conhecer sua história nos faz entender por onde começa sua evolução.
...