Arranjos Operacionais
Artigos Científicos: Arranjos Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rajamel • 22/11/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 1.557 Visualizações
O arranjo operacional ideal deve fazer o produto chegar ao cliente, atendendo a sua necessidade e em bom estado de uso. Para isso deve-se levar em conta qual o tipo de estrutura será necessário para atender o cliente. Mas deve levar em conta em prestar um nível de serviço com custo mínimo, porém que ganhe em eficiência. Para conseguir esse custo mínimo devem-se adotar políticas de serviço ao cliente, de estoque, de transporte e de produção como:
* Projetar um gerenciamento dos estoques, ou seja, os produtos de estoque sejam insumos ou produtos acabados devem ter estoques reduzidos.
* Definir uma política de atendimento ao cliente de modo que possa fidelizar o cliente.
* Fazer a gestão dos estoques utilizando as ferramentas de TI, para agregar valor no arranjo operacional.
* Ter um atendimento ao cliente na medida, nem além nem aquém.
* Centralizar o armazém.
* Antecipar a demanda, descentralizando os estoques, localizando próximo aos potenciais clientes.
* Determinar localização e nº de armazéns.
Portanto o Arranjo Logístico ideal deve funcionar de forma eficiente, atender a demanda e a necessidade do cliente.
A estrutura de transporte de cargas consiste em direitos preferenciais de passagem, veículos e transportadoras que operam dentro de cinco modais básicos de transportes. Um modal identifica um método ou forma de transporte básico. Os cinco modais básicos de transportes são: ferroviário; rodoviário; hidroviário; dutoviário e aéreo.
A importância relativa de cada modal pode ser medida em termos da quilometragem do sistema, volume de tráfego, receita e natureza da composição do tráfego.
Ferroviário: Alto custo fixo em equipamentos, terminais, trilhos, etc. Custo variável baixo.
Rodoviário: Custos fixos baixos (rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos). Custo variável médio (combustível manutenção etc.).
Hidroviário: Custo fixo médio (navios e equipamentos). Custo variável baixo (capacidade para transportar grande quantidade de tonelagem).
Dutoviário: Custo fixo mais elevado de todos (direitos de acesso, construção, requisitos para controles das estações e capacidade de bombeamento). Custo variável mais baixo de todos (nenhum custo com mão de obra de grande importância).
Aeroviário: Custo fixo alto (aeronaves e manuseio, e sistemas de carga). Alto custo variável (combustível, mão de obra, manutenção etc.).
...